VISITA TÉCNICA
I COMAR recebe visita técnica do Ministério da Defesa para a COP-30
O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), em Belém (PA), recebeu no dia 30/10 a visita técnica do Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Marcelo Arantes Guedon, acompanhado por uma comitiva. O objetivo da visita foi verificar as obras em andamento na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), em apoio à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025 na cidade.
A visita contou também com a presença da Secretária-Geral Adjunta do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo, do Subchefe de Logística Operacional, Brigadeiro Intendente José Lopes Fernandes, do Subchefe de Mobilização, Contra-Almirante André Gustavo Silveira Guimarães e do Subdiretor de Apoio Administrativo da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior.
Após a recepção das autoridades, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, apresentou um briefing sobre as reformas e construções que estão sendo realizadas por Organizações Militares da GUARNAE-BE, além do planejamento orçamentário e do cronograma de execução das obras, conforme critérios e especificações técnicas aprovadas.
“Serão disponibilizados 895 leitos através das estruturas dos hotéis de trânsito e de vilas residenciais da Força Aérea, além de barracas com banheiros. Também estamos nos preparando para receber Chefes de Estado e suas delegações na Base Aérea de Belém, com a previsão de 160 dignitários e mais de 80 aeronaves por dia. Essas adequações na estrutura do pátio operacional são fundamentais”, enfatizou o Comandante do I COMAR.
O General Guedon ressaltou a importância da participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na COP-30. “Sem a estrutura que a Guarnição de Aeronáutica de Belém dispõe, a recepção dos Chefes de Estado seria caótica. A FAB é uma peça chave para o sucesso de um evento tão significativo. O Ministério da Defesa está à disposição para auxiliar na obtenção de recursos e na viabilização do planejamento, com foco nas melhorias que deixarão um legado”, finalizou.
“A visita visa acompanhar as providências para a COP-30, entender como o Ministério da Defesa pode oferecer suporte e identificar novas demandas para a realização do evento. Novas visitas serão programadas à medida que a data se aproxime”, complementou a Secretária-Geral Adjunta do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo.
Fotos: Sargento C. Maia e Sargento Maxson / I COMAR








