ACORDO DE COOPERAÇÃO
DIRENS recebe visita do presidente da Fundação Biblioteca Nacional
O Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, recebeu, nesta quarta-feira (30/10), no prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), em Brasília (DF), a visita do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Américo Lucchesi. O encontro teve como objetivo discutir a parceria oficialmente firmada entre o COMAER e a FBN, além de apresentar a estrutura da DIRENS.
"Acho que é um momento histórico, em que a Biblioteca Nacional ganha muito e agora tem asas, uma verdadeira 'Biblioteca Voadora'. Assim como a Força Aérea também se beneficia com essa colaboração", destacou Marco Lucchesi. "Em termos de busca de capacidade, é fundamental unirmo-nos. Quando nos unimos, nos conhecemos, e ao nos conhecermos, percebemos o quanto podemos suprir as necessidades uns dos outros. Vejo esse acordo como um marco, pois com o conhecimento do livro e com as asas da FAB, podemos alcançar algo novo", completou o Major-Brigadeiro Rivero.
Estiveram presentes o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, além de Oficiais-Chefes das Subseções da DIRENS. Também participaram da reunião a Diretora Executiva da FBN, Sueli Dias, e a Coordenadora-Geral de Cooperação e Difusão da FBN, Verônica Oliveira Lessa.
O acordo de Cooperação Técnica
O Comando da Aeronáutica (COMAER) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) assinaram um acordo de cooperação técnica no dia 20/08. O documento foi assinado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo presidente da FBN, Marco Américo Lucchesi.
A parceria visa promover o intercâmbio bibliográfico, aproveitando os voos da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN) para viabilizar o transporte de obras e outros itens do acervo da Fundação, tanto em território nacional quanto no exterior.
Com isso, o trabalho integrado permitirá o envio de acervos bibliográficos, documentais, museológicos e cenográficos, gerenciados pela FBN, para bibliotecas, universidades, museus, embaixadas e Centros de Estudos Brasileiros em todo o país e no exterior.
O CAN
O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro, iniciado em 1931, que tem como objetivo integrar as diversas regiões do país, facilitar a ação governamental em comunidades de difícil acesso e promover a integração entre os países da América do Sul.
A FBN
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é uma entidade pública vinculada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Ela é responsável pela execução da política de captação, guarda, preservação e difusão da produção bibliográfica e documental do Brasil, sendo a mais antiga instituição cultural do Estado brasileiro. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é a 8ª maior biblioteca nacional do mundo e a maior da América Latina.
Fotos: Sargento Marcos / CECOMSAER








