OPERAÇÃO RAÍZES DO CEDRO
FAB supera previsão semanal inicial e ultrapassa 1860 repatriados
A Força Aérea Brasileira (FAB) superou as expectativas iniciais da Operação "Raízes do Cedro”, ultrapassando a marca de 500 repatriados a cada semana. Tudo isso é fruto do minucioso planejamento realizado entre Ministério da Defesa (MD), Ministério das Relações Exteriore (MRE) e FAB, o qual vem sendo cumprido à risca por todos os envolvidos, a despeito da complexidade que a operação requer.
Já foram resgatadas 1.859 pessoas desde o início da Operação, nos nove voos realizados, com envolvimento incansável de todos os que participam e gerenciam as operações, tanto no que se refere aos planejamentos logísticos e operacionais, no âmbito do MD e da FAB, como também na busca pela celeridade das liberações e coordenações, conduzidas pelo MRE.
Há inúmeros fatores que corroboram para que o sucesso da missão se faça presente, dentre os quais destacam-se: a prontidão das tripulações, que operam diuturnamente para permitir que não haja solução de continuidade na operação, o meticuloso planejamento logístico e operacional, com multifacetadas tarefas extremamente complexas que sofrem influência de um cenário extremamente volátil e imprevisível, além de coordenações fundamentais do Itamaraty para que todas as missões possam ser viabilizadas, no menor espaço de tempo possível, com contatos realizados diariamente com os que necessitam do apoio, além das autorizações de sobrevoo e pousos.
No que se refere às missões propriamente ditas, atuam, sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – que tem sede na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com a aeronave KC-30; o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN) com o KC-390 Millennium, havendo sido superadas as marcas de 250 horas voadas.
Importante e significativo marco foi atingido durante a missão realizada pelo Cedro 08, realizado no dia 25/10, quando a Força Aérea ultrapassou o número de repatriados na Operação Voltando em Paz, que era de 1.555 pessoas.
Ajuda humanitária
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e com apoio dos Ministérios da Saúde e da Defesa, a iniciativa “Raízes do Cedro” realizou até agora seis envios de ajuda ao Líbano, totalizando mais de 85 toneladas de medicamentos e cestas básicas. As doações foram feitas sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em resposta a um pedido oficial da Embaixada do Líbano.
Nono voo
Na manhã desta terça-feira (29/10), a aeronave KC-30 da FAB pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, trazendo 221 passageiros e um pet do Líbano, concluindo a nona missão de repatriação.
Sempre pronta! Sempre presente! Sempre FAB!
Fotos: Arquivo CECOMSAER