DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA

Dia da Engenharia da Aeronáutica é celebrado no DCTA

O evento marcou a comemoração dos 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho
Publicada em: 28/10/2024 19:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

Nesta segunda-feira (28/10), aconteceu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a cerimônia de inauguração da placa alusiva aos 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho.

O evento contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros.

Também prestigiaram o evento Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB;  o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Representantes da EMBRAER; Representantes de Órgãos Governamentais e Empresas do Setor Aeroespacial e de Defesa; Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeita de Organizações Militares; Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos.

“Os sonhos, assim como nuvens no céu, estão disponíveis para aqueles que, como o Marechal Casimiro Montenegro Filho, acreditam e perseguem seus objetivos. Montenegro foi um pioneiro do Correio Aéreo Nacional e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, dedicando sua vida a transformar o Brasil em uma potência aeronáutica. Com sua inteligência privilegiada e determinação imbatível, ele inspirou gerações a valorizar a educação e o trabalho em conjunto como ferramentas essenciais para o progresso. Seu legado vai além das instituições que criou; ele incutiu valores de excelência, disciplina e ética que ainda guiam os profissionais da área. A celebração de sua vida reforça a importância do trabalho, da persistência e da paixão na realização dos sonhos nacionais”, destacou o Diretor-Geral do DCTA.

Montenegro é reconhecido como o patrono da engenharia aeronáutica brasileira, tendo idealizado e fundado o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Sua visão pioneira não só colocou o Brasil no cenário internacional da aviação, mas também foi crucial para o desenvolvimento da Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

Ao final da cerimônia, o Comandante da Aeronáutica e o Diretor-Geral do DCTA descerraram a placa em homenagem ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, reafirmando a importância de seu legado na história da aviação brasileira.

Após a inauguração da placa, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou o Dia da Engenharia da Aeronáutica com uma cerimônia militar. Em um ambiente repleto de tradição, o Comandante da Aeronáutica dedicou a Ordem do Dia ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, destacando sua trajetória como piloto e engenheiro visionário.

“Desde jovem, Montenegro se destacou pela paixão pela aviação e pela engenharia, sendo fundamental na criação do Correio Aéreo Nacional e na formação de engenheiros, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da engenharia aeronáutica no Brasil. Seu legado se reflete na atual expansão do setor, incluindo a recente proposta de criação da empresa ALADA e a construção de um novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza. Em celebração ao Dia da Engenharia, ressaltou ainda a importância dos profissionais que seguem os passos de Montenegro, reafirmando o compromisso da Aeronáutica com o desenvolvimento tecnológico do país”, finalizou.

A tropa desfilou em continência ao som de marchas tradicionais, incluindo a canção do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada e a Canção Bandeirantes do Ar. 

Fotos e Vídeo: Sargento P.Silva / CECOMSAER