VELHA GUARDA

Comandante da Aeronáutica ministra palestra para Velha Guarda no Rio de Janeiro

Evento, que faz parte das comemorações do Mês da Asa, objetivou atualizar os Oficiais-Generais e Oficiais Superiores de ontem e de hoje sobre a conjuntura atual da FAB
Publicada em: 25/10/2024 15:05
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

 

No coração do Rio de Janeiro (RJ), onde a Força Aérea Brasileira (FAB) deu seus primeiros passos, o auditório da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) foi palco, nesta sexta-feira (25/10), de um encontro especial entre o passado e o presente da FAB.

Durante uma palestra para a "Velha Guarda" – composta por Oficiais-Generais e Oficiais Superiores – o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, apresentou uma atualização sobre a atual conjuntura da Instituição, como parte das comemorações do Mês da Asa, em homenagem ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira.

Recebido pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ressaltou a importância de reencontrar a Velha Guarda justamente no Rio de Janeiro, cidade que representa o início e uma parte significativa da trajetória da FAB. “Nosso objetivo hoje é apresentar o panorama atual da FAB, resultado de um programa de inovação desenvolvido pelo Estado-Maior nos últimos quatro anos. Este programa é estruturado em quatro pilares: governança de sistemas, coordenação de programas, panorama da Força e possibilidade de atuação, nossa missão final”, destacou.

O Comandante também mencionou a recente atualização no sistema de governança do Comando da Aeronáutica (COMAER), com ajustes estratégicos que aprimoram a gestão e impulsionam a modernização da Força Aérea. “Estamos comprometidos em honrar nosso legado, sempre com os olhos voltados para o futuro”, completou.

Entre as autoridades presentes estavam o Comandante da Aeronáutica no período de 17 de dezembro de 1999 a 2 de janeiro de 2003, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.

Entre os Oficiais-Generais, esteve presente também o Veterano do Correio Aéreo Nacional (CAN), Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer, representando todos os veteranos da Velha Guarda, que expressou sua gratidão ao Comandante da Aeronáutica pela valiosa atualização e pela troca de experiências.

"Com grande satisfação, agradeço ao senhor por aceitar nosso convite para esta reunião. Recebemos sua presença com entusiasmo, tanto como militares quanto como profissionais. A aula que nos proporcionou superou nossas expectativas e nos trouxe novos conhecimentos sobre nossa Força. A FAB completa 86 anos, e, com 81 anos de dedicação, ainda me surpreendo ao aprender algo novo. Contribuições como a sua nos mantêm entre as maiores Forças do mundo. Que Deus o proteja e o inspire, Brigadeiro Damasceno", disse o veterano emocionado.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

imagens/original/48100/1.jpg
imagens/original/48100/2.jpg
imagens/original/48100/3.jpg
imagens/original/48100/4.jpg
imagens/original/48100/5.jpg
imagens/original/48100/7.jpg
imagens/original/48100/WhatsApp_Image_2024_10_25_at_12.28.40.jpeg
imagens/original/48100/WhatsApp_Image_2024_10_25_at_13.28.58.jpeg
imagens/original/48100/WhatsApp_Image_2024_10_25_at_13.28.59.jpeg