TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
ITA apresenta cursos do Campus do Ceará durante feira em Brasília
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou, na terça-feira (08/10), da feira Liderança Verde Brasil Expo, organizada pelo Ministério de Minas e Energia. O evento, realizado na Base Aérea de Brasília (BABR), reuniu representantes dos setores público e privado, abrangendo áreas como energia elétrica, transporte, biocombustíveis e gás. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente e sancionou a Lei do Combustível do Futuro, programa voltado à descarbonização dos transportes e mobilidade.
Representando a Força Aérea Brasileira (FAB), o ITA apresentou seus novos cursos de graduação em Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas, que serão oferecidos no campus do Ceará. O reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou que parcerias e iniciativas de fomento à inovação criam oportunidades de avanço tecnológico. "É uma honra para o ITA representar a FAB em um evento que discute o futuro de forma energeticamente sustentável e economicamente viável. Estamos trabalhando com dedicação para que nossas novas graduações reflitam o Brasil do futuro que buscamos construir hoje", afirmou.
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também elogiou o papel do ITA na transição energética. "Hoje, com muito esforço, estamos plantando a semente do combustível do futuro. Agradecemos à Aeronáutica pela visão de criar no Ceará o curso de Engenharia de Energia, mirando o presente e apostando no futuro, com o ITA", disse.
Os alunos dos novos cursos, que ingressarão no campus do ITA no Ceará a partir do próximo ano, realizarão os dois primeiros anos de formação na unidade de São José dos Campos (SP), onde o Instituto foi fundado há 74 anos pelo Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. A previsão é que as primeiras turmas ocupem os novos prédios, atualmente em construção na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), em 2027.
Novos cursos
Os novos cursos de graduação do ITA foram definidos após estudos de viabilidade e demandas do mercado. Para elaborar a grade curricular e a estrutura necessária, uma equipe do ITA está visitando universidades renomadas, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard, além de consultar representantes da indústria, academia e governo.
O curso de Engenharia de Energia capacitará os estudantes a modelar e gerenciar sistemas energéticos, abrangendo toda a cadeia de suprimento de energia e suas interações com o meio ambiente, a sociedade, as políticas públicas e a economia. Os alunos também desenvolverão soluções para a transição energética, com foco em energias renováveis e mobilidade sustentável.
Já o curso de Engenharia de Sistemas formará profissionais capacitados a identificar problemas e atender às necessidades de diferentes públicos, propondo soluções sistêmicas. O engenheiro de sistemas será capaz de implementar métodos para monitorar resultados, acompanhar o ciclo de vida dos projetos, gerenciar interfaces complexas e aplicar lições aprendidas em cada etapa.
Fotos: ITA e Sargento Mônica / CECOMSAER









