FORMAÇÃO
FAB sedia o 9º Seminário de Pós-Graduação das Forças Armadas
A Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro (RJ), sediou, nos dias 27 e 28/08, o 9º Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa (MD), com a participação de instituições de ensino superior das Forças Armadas, vinculadas às áreas de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde. A atividade valoriza o papel da UNIFA como instituição de ensino superior, além de promover a conectividade com universidades e centros de pesquisa de excelência vinculados ao MD.
O evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares além de pesquisadores, teve uma apresentação de sessenta pesquisas da UNIFA, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), Escola de Guerra Naval (EGN), Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Escola Superior de Guerra (ESD), Instituto de Biologia do Exército (IBEX), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Participaram, ainda, como instituições convidadas o Instituto de Pós-Graduação da Marinha (INPG) e a Odontoclínica Central do Exército (OCEx).
O Chefe da Assessoria de Ensino e Fomento à Pesquisa do Ministério da Defesa, Coronel Marcel Passos Zylberberg, ressaltou que o ministério é responsável pelo planejamento geral do Seminário, incluindo o concurso, bem como pela nomeação dos membros das Comissões Organizadora e Avaliadora. São premiados doze trabalhos, sendo seis teses de doutorado (três na área de Ciências Humanas e três na área de Ciências Exatas) e seis dissertações de mestrado (três na área de Ciências Humanas e três na área de Ciências Exatas).
O concurso ocorre anualmente como parte integrante do Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa, e a cada ano conta com mais participantes. “Em 2023, começou a participação dos Programas de Exatas, com o IME e o ITA. O 9º Seminário, edição de 2024, contou pela primeira vez com a presença de pesquisadores da área de Saúde”, destacou o Coronel Zylberberg.
A atividade faz parte do calendário acadêmico do MD e tem como objetivo estimular projetos conjuntos, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de pessoal pós-graduado na área de Defesa Nacional. O evento também possibilitou a ampliação da interação e das parcerias entre instituições, promovendo a difusão das pesquisas desenvolvidas e a apresentação de produtos acadêmicos relevantes que contribuem para o conhecimento em Defesa Nacional.
A UNIFA tem se destacado consecutivamente na premiação de trabalhos que valorizam o caráter externo da interação na academia brasileira. Trata-se de uma atividade que está alinhada com a visão da UNIFA de contribuir para o aprimoramento da difusão de conhecimento e para o reconhecimento como uma universidade de referência na área da Defesa Nacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, Professor Doutor Eduardo Sol, falou sobre o seminário: “Para a UNIFA, é sempre uma satisfação sediar um evento de tamanha importância no meio acadêmico, com pesquisas no âmbito da Defesa. Promover o intercâmbio entre diversos programas de pós-graduação, assim como entre professores e pesquisadores, faz parte da nossa missão e do nosso trabalho. Receber tantos pesquisadores premiados e de elevado gabarito foi para nós um aprendizado, mas também uma confirmação de que estamos no caminho certo, oferecendo grande viabilidade para nossos programas de pós-graduação. A Defesa só tem a ganhar, e o Brasil só tem a crescer com essa produção acadêmica em uma proposta de defesa, que inclui os programas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, afirmou.
Fotos: UNIFA