EVACUAÇÃO AEROMÉDICA
Equipe médica da FAB realiza Evacuação Aeromédica de criança em estado grave
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, realizou uma Evacuação Aeromédica de uma criança de 7 anos em estado grave, com necessidade de transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da cidade de Capão da Canoa para Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.
Em um trabalho de interoperabilidade com o Exército Brasileiro, o transporte foi feito com o Helicóptero de Manobra (HM-3) Cougar, no dia 29/08, e contou com a equipe médica da FAB, sendo dois médicos, um enfermeiro, um fisioterapeuta respiratório e um técnico de enfermagem.
A solicitação de EVAM foi feita pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. O estado clínico da criança se agravou e houve necessidade de intervenção no hospital de origem para viabilizar o transporte aéreo. Equipe da FAB em conjunto com os médicos do hospital realizaram procedimento mais especializado para realizar o transporte.
"É uma criança que estava com um quadro de pneumonia grave, em insuficiência respiratória, e o quadro dela acabou se agravando, houve necessidade de intubação e ventilação mecânica. Esse manejo dela foi realizado em conjunto ali pela equipe da FAB, junto com os médicos do hospital de origem, e isso viabilizou realizar o transporte de forma segura", explicou o Coordenador da Equipe Médica Capitão Médico Vinicius Ayres.
Fotos: Comando Conjunto da Operação Taquari 2

