FORMAÇÃO
ITA forma 30 militares na Pós-Graduação
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou 30 militares em três diferentes cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização de Análise Operacional (CEAO), Especialização em Análise e Seleção de Sistemas de Armas (CASSA) e Especialização em Operações de Sistemas Espaciais (CEOSE). A entrega dos diplomas aconteceu durante uma cerimônia realizada na sexta-feira (16/08) no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
Participaram do evento o Vice-Diretor da instituição, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, a Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, comandantes, chefes e diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de amigos e familiares dos formandos. O Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro David, parabenizou a nova turma, destacando a importância da capacitação contínua para a defesa nacional. “É louvável acompanhar tantos militares que aceitaram essa missão conscientes do alto nível de formação oferecido pelo ITA. Vocês fazem parte da perpetuação de uma nação soberana, independente e capacitada”, concluiu o Oficial-General.
A Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, reforçou o papel do Instituto em contribuir para a capacitação de militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). “O ITA foi pioneiro no Brasil na criação da Pós-Graduação em Engenharia e, ao longo dos anos, tem se mantido atualizado às necessidades da sociedade, auxiliando, inclusive, para o preparo dos militares que cursam nossos programas. É uma grande satisfação testemunhar essa nova turma concluindo mais essa etapa”, completou.
Ao final da cerimônia, foram entregues homenagens aos militares que se destacaram durante a formação. O Tenente Aviador Igor de Pádua Dutra e o Tenente Aviador Guilherme Ribeiro de Aragão foram contemplados pelas médias altas. Já o Capitão Aviador Marcos José Jesus Teixeira foi reconhecido pelo melhor desempenho. Os alunos também escolheram três professores ou instrutores para receberem uma homenagem, como agradecimento pelo empenho e esforço na tarefa da docência. Os homenageados foram o Major-Engenheiro Felipe Rodrigues de Souza Moreira; o Professor Doutor Leonardo Henrique Gouvêa e o Professor Doutor Marcelo Lopes de Oliveira e Souza.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
A Pós-Graduação Lato Sensu do ITA é o curso ou programa acadêmico realizado após a conclusão do curso de graduação e compreende as formações em nível de: especialização, aperfeiçoamento e extensão. O CEAO tem por finalidade a formação de especialistas capacitados a analisar problemas inerentes às campanhas ou operações militares: suas atividades, processos e equipamentos. O CASSA faz parte de um plano de cooperação entre o ITA e Comando de Preparo (COMPREP) para oferecer aos oficiais da FAB uma formação completa para a compreensão dos funcionamentos dos vários sistemas de armas, bem como, o embasamento teórico para a definição de missões operacionais e seleção de sistemas adequados com foco no cumprimento da missão. Já o CEOSE tem por finalidade ampliar e aprofundar a formação de especialistas em operação de sistemas espaciais, sendo capacitados a entender os conceitos e arquiteturas de uma missão espacial, prever atividades e organizações ao longo do ciclo de vida, modelar e simular sistemas e conceitos de missões espaciais.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado e pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão. Criado em 1950, por inspiração do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.
Fotos: ITA