ENSINO

COMAER assina Termo de Cessão de Uso para Criação de Parque Tecnológico na BAFZ

O projeto, é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará
Publicada em: 20/08/2024 10:25
Imprimir
Fonte: BAFZ, porTenente Maisa
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Em um passo significativo para o fortalecimento da inovação tecnológica na indústria do Ceará, o Comando da Aeronáutica (COMAER) oficializou, no dia 12/08, durante a cerimônia de abertura do FIEC Summit 2024, a assinatura do Termo de Cessão de Uso que permitirá a implantação de um Parque Tecnológico na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

O projeto é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Defesa (MD), Comando da Aeronáutica, Governo do Estado do Ceará, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, e contempla a criação do Instituto SENAI de Inovação (ISI). O Hangar Capitão Aviador Alexandrino, localizado na BAFZ,  com um grande valor histórico, será revitalizado e adaptado para abrigar os futuros projetos de inovação.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, do Comandante da Base Aérea de Fortaleza, Tenente-Coronel Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, autoridades civis do Estado do Ceará e representantes da Indústria nacional e internacional. A solenidade marcou o início de um projeto que promete transformar o Ceará em um polo de referência em inovação e tecnologia para a indústria, com impacto positivo em toda a região.

"Reconheço publicamente, o empenho de todos os envolvidos neste acordo, sem os quais essa conquista não seria possível. A todos vocês, dirijo o meu mais profundo agradecimento, pois foi devido a sólida colaboração e a notável sinergia entre Ministérios e Agências, que estamos conseguindo reunir os subsídios necessários para a implantação desse Instituto", disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

No dia 13/08, o Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr participou como palestrante de um painel no FIEC Summit 2024, focado em capacitação e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Durante sua apresentação, o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa detalhou o planejamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Ele destacou ainda que a colaboração entre governo, academia e setor privado, conhecida como tríplice hélice, é fundamental para a viabilização de grandes projetos em benefício da sociedade, como o ITA Ceará.

A criação do Instituto SENAI de Inovação representa uma oportunidade estratégica para a região, unindo inovação e sustentabilidade. Esse empreendimento não só impulsionará o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e a capacitação de profissionais focados no mercado de energias renováveis, como também consolidará a integração do ITA com o setor industrial no Ceará. Com essa parceria, a região se fortalecerá como um centro de excelência em inovação, atraindo novos investimentos e formando mão de obra altamente qualificada, preparada para os desafios futuros e alinhada às demandas do mercado.

Fortaleza terá um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, saiba mais.


Fotos: Helene Santos/Governo do Ceará e Foto reprodução FIEC