CERIMÔNIA MILITAR
Cabos Temporários do Rio Grande do Sul concluem Estágio de Adaptação
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), realizou nessa quarta-feira (14/08) a cerimônia de entrega de Certificados aos formandos do Estágio de Adaptação para Praças na Graduação de Cabos Temporários. A iniciativa atende às necessidades emergenciais da região sul do país afetada pelas enchentes. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, e estavam presentes o Comandante do CIAAR, Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal, e o Comandante do Corpo de Alunos do CIAAR, Coronel Aviador Luciano Parreira Resende, estiveram presentes ainda militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), convidados civis e militares.
O evento iniciou com a exibição de um vídeo produzido pela "Turma Pampa", retratando momentos da rotina militar vivenciada pelos alunos ao longo do estágio. Em seguida, o Major-Brigadeiro Magarão procedeu à abertura oficial da cerimônia, que marcou a conclusão da primeira fase do estágio para os novos Cabos da Força Aérea Brasileira.
Durante a cerimônia o Capelão da GUARNAE-LS, Major Nery Charlon Ribeiro Chaves, proferiu palavras de reflexão, destacando o momento vitorioso vivenciado pelos formandos.
Os oradores da "Turma Pampa", Eliseu de Moura Leite e Danielle Danuza Pöpper tomaram a palavra, destacando em seus discursos a união e a superação de desafios ao longo do estágio.
"Somos um grupo diverso de alunos que, apesar das nossas diferenças, encontramos nos instrutores a inspiração e orientação necessárias para nos moldarmos como profissionais comprometidos. Enfrentamos desafios, superamos obstáculos e crescemos juntos, graças a paciência, dedicação e exemplo de vocês. Em meio a dificuldades nos apoiamos na turma e isso nos permitiu alcançar o sonho de sermos Cabos na FAB", disse a Cabo Danielle Danuza Pöpper
O Cabo Eliseu de Moura Leite completou o discurso agradecendo. "Ao Comandante da Turma Pampa, agradecemos por todos os ensinamentos e desafios que enfrentamos juntos. Lembraremos das missões, das cobranças e das lições que nos moldaram. Sentiremos saudade deste curso, especialmente das madrugadas de acionamento e da superação coletiva. Aos instrutores, nosso eterno agradecimento por nos prepararem não só como profissionais, mas como indivíduos. Seguimos agora com coragem e compromisso, honrando a formação que recebemos. Porque juntos, somos invencíveis!", conclui.
Os alunos entoaram o grito de guerra da turma em saudação ao Diretor da DIRAP. O grito representou o desejo de vitória e a força da tropa, simbolizando unidade e motivação para os desafios futuros.
O Diretor da DIRAP, Major-Brigadeiro do Ar Magarão, proferiu suas palavras finais, destacando o compromisso dos novos Cabos com a Força Aérea Brasileira e desejando sucesso em suas carreiras. "Esta escola realizou uma cerimônia singela, mas de grande magnitude, que reflete o esforço de todos para chegarmos a este dia, perto da formatura da Turma Pampa. A prontidão da Força Aérea Brasileira foi fundamental, e o trabalho incansável de todos os envolvidos permitiu a formação dessa turma em tempo recorde. Meu agradecimento especial vai ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, cujo profissionalismo e dedicação garantiram o sucesso desta missão. Parabéns a todos, especialmente ao corpo de alunos, por sua dedicação e esforço. A missão foi cumprida com excelência", concluiu.
Fotos: CIAAR