ACESSIBILIDADE

Inclusão no Museu Aeroespacial: Espaço Azul expande o atendimento em 1858%

Projeto da FAB proporciona um ambiente acolhedor e seguro para crianças neuroatípicas, destacando-se em eventos importantes do MUSAL
Publicada em: 08/08/2024 15:28
Imprimir
Fonte: MUSAL, por Aspirante Barbosa
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem se destacado por suas iniciativas voltadas à inclusão e acessibilidade, especialmente com o projeto "Espaço Azul". Criado para oferecer um ambiente adaptado a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, o "Espaço Azul" promove atividades como musicoterapia, brincadeiras sensoriais e oficinas de pintura, sempre em um espaço seguro e acolhedor.

A primeira edição do "Espaço Azul" ocorreu em outubro de 2023, durante o Domingo Aéreo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), atendendo 83 crianças. Desde então, o projeto tem crescido e alcançado novos marcos. No MUSAL AIRSHOW, realizado em outubro de 2023 no Museu Aeroespacial (MUSAL), Rio de Janeiro, 19 crianças foram atendidas e, em novembro, no MUSAL In Fest, cerca de 20 crianças participaram das atividades.

O "Espaço Azul" continuou a expandir em 2024, especialmente durante o "Abril Azul", mês de Conscientização sobre o Autismo, quando atendeu 25 jovens. Em julho, durante o aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, realizado nos dias 20 e 21/07, que contou com a presença de 121.664 visitantes, 371 crianças participaram, marcando um aumento de 1858% em relação à primeira edição.

A coordenadora pedagógica do "Espaço Azul", Tenente Rafaela Perciliano Vieira, destacou o impacto do projeto e a importância das parcerias e do apoio contínuo para sua expansão. As expectativas para o próximo MUSAL AIRSHOW, em setembro de 2024, são altas, com a equipe planejando expandir ainda mais as atividades inclusivas, reafirmando o compromisso da FAB e do MUSAL com a promoção de um ambiente acessível e igualitário para todos.

“O 'Espaço Azul' vem apresentando relevância para o público do Museu Aeroespacial. Uma expressão clara disso é o aumento significativo no número de pessoas atendidas. Esse crescimento é o resultado das estratégias de publicidade do MUSAL, da constante avaliação das atividades desenvolvidas e do aprimoramento do nosso projeto pedagógico e dos atendimentos desde a primeira edição. Contamos também com o apoio essencial da equipe do Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF), subordinada ao Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP-AF), e dos militares voluntários da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos (GUARNAE-AF), que tornam o Espaço Azul possível. Parcerias importantes, como a do Instituto Oceano Azul na última edição, têm sido fundamentais. O MUSAL segue trabalhando para crescer em quantidade e qualidade nas próximas edições do 'Espaço Azul' e convida a todos para a próxima edição, que ocorrerá no MUSAL AIRSHOW em 21 e 22/09", disse.

Sobre o MUSAL

Situado no Campo dos Afonsos, em pleno berço da aviação militar, o Museu Aeroespacial dedica-se a pesquisar, preservar e divulgar a memória e a cultura da aeronáutica brasileira. Embora tenha sido idealizado na década de 1940, pelo então ministro Salgado Filho, sua implementação só se concretizou em 1976, ano de sua inauguração. O prédio principal, antiga Divisão de Instrução de Voo da Escola de Aeronáutica, conta com 11 salas de exposição. Nelas, está exposta parte da coleção do museu, com cerca de mil objetos, entre os quais aeronaves antigas, armamento aéreo, pinturas e peças que retratam a história da aviação. Ao longo de mais de 50 anos de existência, o MUSAL passou por várias transformações e processos de melhorias e modernizações, tornando-se detentor de um expressivo acervo com mais de 150 aeronaves; aproximadamente 16.000 objetos museológicos; e uma biblioteca com cerca de 23 mil itens em diferentes idiomas, possuindo exemplares de inestimável valor histórico e cultural. O museu está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica.

Fotos: Musal