DIA DO VETERANO
Gratidão e reconhecimento àqueles que construíram a história da FAB
O dia 16 de julho é emblemático para a Força Aérea Brasileira (FAB) pois, em 1945, esse dia marcou o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Além dos heróis de guerra, a data é uma homenagem a todos os homens e mulheres que serviram à Força Aérea Brasileira. O objetivo é reconhecer o esforço e a abnegação daqueles que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.
Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que são princípios que norteiam a Instituição.
Os veteranos são exemplos que ajudaram a moldar os valores da FAB em todos os seus períodos e estruturas, trabalhando em prol do aperfeiçoamento contínuo, em defesa dos princípios constitucionais que motivam o cumprimento da missão de “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”.
O Suboficial Especialista em Aerofotogrametria Moacir Moreira que ingressou na EEAR em 1946, na extinta sede da Ponta do Galeão, na Ilha do Governador (RJ), e participa de todos os encontros de veteranos, relatou como foi servir à Aeronáutica.
“Tive o privilégio de ser um dos primeiros do grupo de formação, do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, em Cumbica, quando eu voava em A-20 e B-25 e T-11 fazendo fotografia aérea. Eu fui muito feliz porque os desafios eu conseguia vencê-los e eu tive o auxílio de todos que voavam comigo. Sou mais feliz ainda porque quando fui exercer a minha especialidade era bem diferente de como eu aprendi, porque voar, fazer fotografia aérea de 160 a 180 km de distância, não era fácil, eu tinha que deduzir como fazer”, detalhou o veterano de 98 anos.
A felicidade do Especialista em Aerofotogrametria é rever os colegas de turma. "Hoje a coisa mais maravilhosa é conviver com os meus ex-colegas da Força Aérea Brasileira. Em meus 32 anos na Instituição, só arrumei bons amigos e colegas. A Força Aérea é uma família maravilhosa que eu tenho”, finalizou.
XX Encontro de Veteranos Especialistas
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), em parceria com a Associação dos Militares Veteranos e Pensionistas de Militares de Guaratinguetá (A.M.I.G.A.), realizou no dia 28/06, o XX Encontro de Veteranos Especialistas, intitulado “De Volta ao Berço”, promovendo o encontro daqueles que passaram pela EEAR, na condição de aluno, possibilitando um momento de recordações e muita emoção em rever os colegas de antigas jornadas, superiores e subordinados.
O evento deste ano contou com aproximadamente 2.000 pessoas, entre militares e familiares, e as valorosas contribuições profissionais dos alunos da turma verde 162, que ingressaram pela primeira vez pelos portões da EEAR em 1974, foram eternizados em uma placa, a qual sintetiza o legado de glórias.
Em agradecimento aos trabalhos e ações em prol dos Veteranos Especialistas, o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, recebeu uma placa, entregue por um representante da turma cinquentenária. “O Encontro de Veteranos é um evento de extrema alegria e satisfação para mim como Comandante da EEAR. Hoje recebemos as pessoas que fizeram parte da história da Escola de Especialistas de Aeronáutica, e é um momento de reverência ao nosso passado”, ressaltou o Brigadeiro do Ar Joelson.
Fotos: Soldado Barbosa / EEAR; Arquivo Pessoal