EVACUAÇÃO AEROMÉDICA

Base Aérea de Porto Velho realiza Evacuação Aeromédica na região Amazônica

Paciente que estava com trauma na cabeça, foi levado para a capital, onde recebeu os maiores cuidados
Publicada em: 10/05/2024 14:17
Imprimir
Fonte: Base Aérea de Porto Velho
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou, no dia 03/05, uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um paciente da cidade de Lábrea (AM), após um trauma na cabeça decorrente de uma queda. A missão ocorreu após o Comando de Operações Aéreas (COMAE) acionar um C-98 Caravan, da Força Aérea Brasileira (FAB), para trazer o paciente até a capital, pois o mesmo carecia de melhores cuidados.

Na ocasião, toda a cadeia de comando da BAPV atuou rapidamente para que a tripulação, composta por aviadores, especialistas e médicos da FAB, juntamente com um médico da Marinha do Brasil (MB), decolasse a tempo para o cumprimento da missão. A mobilização também contou com o apoio de uma ambulância da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e de uma equipe médica do Exército Brasileiro (EB), que aguardaram em solo a chegada do paciente para dar continuidade ao atendimento.

A missão transcorreu sem contratempos, levando apenas dez minutos da aeronave em solo para o embarque do paciente. A aeronave pousou na Base por volta de 18h15 e foi assistido por uma equipe médica do Exército Brasileiro, e, logo após, conduzido para o Hospital Estadual João Paulo II, onde recebeu os cuidados médicos necessários.

"O sucesso das missões em que a BAPV está engajada vem de uma extensa preparação e consolidação de técnicas e procedimentos treinados diariamente por nossos militares. É satisfatório ver o nível de profissionalismo e interoperabilidade das Forças Armadas na cidade de Porto Velho", disse o Comandante da Base Aérea de Porto Velho, Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo.

Fotos: BAPV