TODOS PELO SUL

FAB completa mais de 30 dias cumprindo missões no Rio Grande do Sul

Desde o dia 30 de abril, os militares têm trabalhado intensamente em resgates, arrecadação e distribuição de donativos, atendimentos de saúde, entre outras atividades
Publicada em: 03/06/2024 18:01
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

“A Nossa Força onde o Brasil precisar!”, e a população do Rio Grande do Sul precisou dos homens e mulheres da Força Aérea Brasileira (FAB) que, há pelo menos 30 dias, têm trabalhado intensamente para minimizar as consequências da enchente que atingiu vários municípios gaúchos, devido às fortes chuvas que atingiram o Estado.

“Por meio das Bases Aéreas, a participação da FAB foi relevante no resgate de pessoas, na assistência de saúde pelos Hospitais de Campanha, na arrecadação e transporte de donativos e equipamentos, contribuindo sobremaneira com o povo gaúcho, nesse momento sem precedentes”, declarou o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

As ações iniciaram no dia 30 de abril, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com resgates de pessoas ilhadas em diversas cidades, nas localidades de Santa Maria, Itaara, Agudo e Restinga Seca, sem contar as Evacuações Aeromédicas (EVAM), a partir de hospitais que tiveram suas estruturas comprometidas. Nesse intenso trabalho, os Esquadrões da Força Aérea Brasileira empregando os helicópteros H-60L Black Hawk e H-36 Caracal realizaram também o transporte de equipamentos em carga externa para restabelecer serviços básicos para comunidades isoladas.

Em paralelo às atividades realizadas na região, em apoio à população gaúcha, a FAB iniciou a campanha “Todos Unidos Pelo Sul” para coleta de donativos por meio das Bases Aéreas de Brasília, de São Paulo e do Galeão, que começaram a receber roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis para serem transportados ao sul do país. Foram empregadas as aeronaves KC-390 Millennium e KC-30 para realizar o transporte aéreo de donativos e materiais de apoio até as Bases Aéreas de Canoas e Santa Maria. Até o momento, mais de 12.000 toneladas foram arrecadadas e estão sendo distribuídas utilizando os quatro modais de transporte: aéreo, rodoviário, ferroviário e marítimo. 

Na maior missão com Unidade de Terapia Intensiva Aérea (UTI Aérea) realizada pela FAB no Rio Grande do Sul, cinco pacientes em estado grave, sendo três bebês recém-nascidos e dois adultos, foram transportados de um Hospital em Rio Grande para Canoas. A Operação, considerada complexa, contou com o envolvimento de mais de 50 profissionais e com uma aeronave C-105 Amazonas. A mesma aeronave também realizou lançamento de donativos para comunidades ilhadas.

Além disso, as aeronaves A-1M e o satélite Lessonia realizaram mapeamento de estruturas em risco no RS, contribuindo para que a Defesa Civil e outros órgãos façam a análise minuciosa das barragens.

Dois Hospitais de Campanha (HCAMP) da FAB foram instalados na cidade de Canoas (RS) e realizaram, em pouco mais de 20 dias, mais de 10 mil procedimentos em apoio à população gaúcha. Pela primeira vez, o HCAMP teve a estrutura de um centro cirúrgico montada para atender a sociedade em procedimentos de baixa, média e alta complexidades. Também foram disponibilizadas especialidades, como clínica médica, pediatria, odontologia, psicologia, ortopedia, e realização de exames de sangue e imagem.

Sendo a principal base de apoio ao estado do Rio Grande do Sul para diversos envolvimentos aéreos, com o objetivo de atender as demandas da sociedade, a Base Aérea de Canoas (BACO) ainda abriu as portas para a retomada da atividade aérea comercial, uma vez que o Aeroporto Salgado Filho, localizado na capital Porto Alegre (RS), foi severamente atingido e fechado devido ao comprometimento do acesso e estrutura. A previsão é que a BACO receba pelo menos 35 voos da aviação civil por semana.

O Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli, ressaltou o trabalho realizado pela Base desde o acionamento em apoio à população gaúcha, com grandes envolvimentos em resgates, distribuição de mantimentos e, agora, a recepção de voos civis. “A Base Aérea de Canoas, desde o início das ações em apoio à população, tem sido fundamental e muito estratégica no Rio Grande do Sul. Nesse momento, um pequeno paliativo é trazer a mobilidade do meio aéreo para a região metropolitana de Porto Alegre. A BACO está onde o Brasil precisa e agindo da forma que o Brasil precisa. Acredito que isso resume tudo o que está acontecendo, para que a gente possa, principalmente, ajudar àqueles que precisam”, expressou.

A gratidão e o carinho chegaram à BACO por meio de uma visita muito especial. O jovem morador de Canoas (RS), Murilo de Brito Camargo, foi convidado a conhecer o trabalho dos militares após sua mãe compartilhar nas redes sociais um incrível desenho feito por ele. Na ocasião, o pequeno e sua família foram recebidos pelo Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis e guiados em uma visita pela unidade militar, quando o pequeno Murilo pôde ver de perto o trabalho dos nossos heróis da aviação. Assista aqui como foi a visita.

Também, em resposta às demandas do Rio Grande Sul, a FAB publicou Aviso de Convocação e Incorporação Emergencial de Profissionais de Nível Fundamental para Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, ao Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados 2024 (QCBCon 2024), para as localidades de Canoas (RS) e Santa Maria (RS). Foram abertas 224 vagas para diversas especialidades, incluindo borracheiro, carpinteiro, pedreiro de alvenaria, mestre de obras, operador de empilhadeira, entre outras áreas essenciais. Clique aqui para saber mais detalhes do Processo Seletivo.

Fotos: FAB