TODOS PELO SUL
FAB transporta recém-nascido com quadro de cardiopatia
Pouca visibilidade por conta de um denso nevoeiro não foi empecilho para a Força Aérea Brasileira (FAB) salvar mais uma vida em meio à crise humanitária no Rio Grande do Sul. Na manhã dessa quarta-feira (29/05), a FAB efetuou evacuação aeromédica (EVAM) de uma criança recém-nascida, acometida por um quadro de cardiopatia congênita grave, no município de Santa Rosa (RS).
A operação foi realizada por meio de uma aeronave C-105 Amazonas, do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) - Esquadrão Onça, que se transformou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, partindo da Base Aérea de Canoas (BACO).
O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Cleber de Souza Nichelli, falou sobre as dificuldades da missão aérea em questão. "Como é comum na região, tivemos alguns desafios com a meteorologia, foi feito gerenciamento de segurança", disse.
Na BACO, a equipe médica equipou a aeronave e embarcou para socorrer a criança de seis meses de vida, que necessitava de tratamento cirúrgico em centro especializado.
"Está estável miodinamicamente, estável da parte respiratória, demanda, obviamente, cuidados intensivos, mas o transporte vai ocorrer de maneira satisfatória", destacou o Aspirante Erasmo Assumpção Neto, médico da FAB, ao embarcar a paciente em Santa Rosa.
Ao retornar à BACO, a criança foi transportada, por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, para uma unidade de saúde em Porto Alegre (RS).
Todos unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER