TODOS PELO SUL

Grupo de Transporte Especial realiza transporte de paciente em UTI Aérea

Paciente em estado grave precisava ser transferido para a continuidade do tratamento mais próximo de familiares em Vitória (ES)
Publicada em: 30/05/2024 11:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

O Grupo de Transporte Especial (GTE), sediado na Base Aérea de Brasília, realizou o transporte de um paciente de  50 anos em estado grave por meio de Unidade de Terapia Intensiva Aérea, de Pelotas (RS) para a cidade de Vitória, capital do Espírito Santo.

A Força Aérea Brasileira foi acionada para realizar essa missão, que com o transporte terrestre do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi possível realizar o embarque na aeronave VC-99 do GTE.

“Hoje fizemos uma missão extremamente delicada, um paciente crítico, um paciente em grave estado geral com ventilação mecânica. A gente conseguiu, com sucesso, seguindo toda a segurança e todo o protocolo, trazer esse paciente para casa. Entregamos ele nos braços dos familiares e isso foi extremamente gratificante fazer esse tipo de missão”, declarou a Chefe da UTI Aérea, Capitão Médica Marielhe Maciel Lopes. 

O Comandante da Aeronave, Major Aviador Breno Alessandro Almeida de Souza, comentou os detalhes dessa importante operação. “A missão de UTI aérea, em minha opinião, é uma das mais nobres realizadas pela FAB, especialmente pelo Grupo de Transporte Especial, pois estamos contribuindo para salvar vidas. Sempre que retorno de uma missão desse tipo, o sentimento é de dever cumprido, sabendo que pude, mesmo que minimamente, ajudar o próximo a lutar pela vida, o que me enche de orgulho como pessoa e como profissional. Graças à Força Aérea Brasileira, que está sempre à disposição do nosso povo onde for necessário, mais um cidadão enfermo pôde ser transportado para casa, recebendo o melhor tratamento ao lado de seus familiares”, expressou.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.


Fotos: GTE