TODOS PELO SUL

Base Aérea de Canoas recebe cerca de 30 toneladas de donativos da Itália

Entre as doações em apoio ao RS estão geradores, purificadores e tanques de água, medicamentos e suprimentos médicos
Publicada em: 30/05/2024 11:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Canoas (BACO) recebeu mais um apoio internacional às vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul neste mês. Desta vez, a Itália, por meio de sua embaixada no Brasil, forneceu ao estado cerca de 30 toneladas de donativos.

Entre os materiais doados estão equipamentos especializados para emergências humanitárias, incluindo medicamentos e suprimentos médicos, além de geradores, purificadores de água e tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável, que chegaram à BACO, nesta quarta-feira (29/05), por meio de uma aeronave originária de solo italiano.

O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, que esteve a bordo da aeronave, destacou a importância da parceria entre os países na ajuda humanitária ao povo gaúcho. “Estou muito orgulhoso por receber o voo que vem da Itália, com uma carga de ajuda humanitária entre 25 a 30 toneladas. É muito importante a proximidade do governo italiano com o Rio Grande do Sul, com o povo gaúcho, que tem mais de 40% de pessoas de origem italiana. Então, existe um laço muito forte do Brasil com a Itália”, destacou.

Em complemento, o Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, comentou esse momento. “Esse é um momento histórico, ainda mais após tudo que vivenciamos nas últimas três semanas, toda a enorme tragédia que estamos ainda vivenciando. Que esse apoio possa ser a primeira etapa de um processo de reconstrução do nosso estado. Por isso, quero agradecer primeiro a Força Aérea Brasileira, a Base Aérea de Canoas, ao Comandante Romanelli e ao Capitão Bellini, além de todos os envolvidos, que estão ajudando o estado”, ressaltou.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER