AEROESPACIAL
COMAE participa da Space Operations Summit de 2024
Militares do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) participaram da conferência Space Operations Summit, na cidade de Londres, Reino Unido, nos dias 22 e 23/05. A reunião contou com líderes do Setor Espacial para discutir a colaboração e o aprendizado na área. A reunião contou com a participação do Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e do Chefe da Divisão de Controle do Centro de Operações Espaciais do COMAE (COPE), Tenente-Coronel Aviador Rafael de Almeida Duque.
No primeiro dia, focou-se nas ameaças emergentes e nas tecnologias para combatê-las, com ênfase no uso eficaz da utilização de dados e estratégias para fortalecer a segurança e a defesa dos meios espaciais. A discussão enfatizou como a coleta e análise de dados pode antecipar e neutralizar ameaças no cenário espacial.
No segundo dia, o evento explorou o futuro do domínio espacial, destacando o treinamento de pessoal e a preparação dos Comandos Espaciais e, ultimamente, dos Centros de Operações Espaciais para enfrentar os desafios em constante evolução.
O Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Major-Brigadeiro do Ar Campos, trouxe a perspectiva brasileira sobre as operações espaciais. "Participar deste evento foi importante para fortalecer as nossas parcerias e compartilhar conhecimentos. A troca de experiências com outras nações nos permite avançar em nossas próprias capacidades espaciais e contribuir para a segurança espacial global", comentou.
As capacidades espaciais apoiam as atividades nos demais domínios operacionais. Portanto, é crucial que as nações disponham dos recursos adequados e tenham pessoal capacitado para utilizá-los de forma eficaz, melhorando as comunicações e o planejamento operacional. À medida que os aliados buscam expandir o uso de sistemas espaciais em operações militares, é imperativo assegurar a resiliência e a segurança dessas capacidades frente às crescentes ameaças. Desta forma, o evento reforçou as alianças brasileiras em preparação para o futuro das operações militares espaciais.
Fotos: Tenente-Coronel Duque / COMAE