TODOS PELO SUL
FAB transporta 20 toneladas de donativos e calçados ao RS
Nesta quarta-feira (22/05), a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou, da Base Aérea de Brasília (BABR) à Base Aérea de Canoas (BACO), uma aeronave KC-30 com 20 toneladas de donativos e calçados destinados às vítimas das enchentes .
De acordo com o Coordenador Logístico da Campanha, Major-Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, desde o início da operação, diversas aeronaves da FAB têm sido mobilizadas para transportar alimentos, água potável, roupas e outros itens essenciais para as regiões mais atingidas. “É de extrema importância a continuidade do envio de itens, como de vestuário, para envio como já fizemos nas campanhas anteriores do ‘Voo do Calor Humano’, e ração de pets, no ‘Voo Alimentando Seu Melhor Amigo’. Agora, estamos enviando calçados. É uma continuidade da campanha e de todo o suporte logístico, completando o vestuário do povo gaúcho que esteja necessitado”, disse o Oficial-General.
Antes da decolagem do KC-30, representantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Gaúcha do Planalto e a Orquestra da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizaram uma apresentação em homenagem ao povo gaúcho, tocando o Hino do Rio Grande do Sul. A colaboração entre diferentes unidades e a mobilização de recursos de várias partes do país mostram a força e a solidariedade do Brasil em momentos de crise.
O Patrão do CTG, Sidney da Silva Bernal, expressou sua solidariedade aos conterrâneos. “Estar aqui para homenagear os nossos conterrâneos, levar solidariedade ao povo gaúcho e poder cantar o Hino é uma satisfação. Enquanto precisarem estaremos ajudando”, disse.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.
Fotos: Sargento Monica e Vanessa Sonaly / CECOMSAER