TODOS PELO SUL

FAB transporta profissionais que atuarão no restabelecimento da energia no RS

Voo que partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Canoas também levou cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos
Publicada em: 21/05/2024 16:30
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Tenente Fernanda

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na manhã desta terça-feira (21/05), cerca de 100 especialistas em redes subterrâneas de energia elétrica, que ajudarão a restabelecer o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul. A aeronave KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, às 11h, com destino à Base Aérea de Canoas. A equipe é composta por engenheiros, técnicos de campo e de segurança e de eletricistas de duas concessionárias que atuam no estado do Rio de Janeiro. 

No mesmo voo, foram levadas cerca de 15 toneladas de mantimentos e medicamentos, arrecadados pela FAB na BAGL, por meio da campanha "Todos Unidos pelo Sul", para assistir à população afetada pelas fortes chuvas no estado gaúcho.

O embarque foi acompanhado pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que agradeceu pessoalmente aos profissionais envolvidos na missão. De acordo com ele, o objetivo é restabelecer, o mais breve possível, cerca de 500 quilômetros de rede subterrânea na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Ministro também destacou o importante apoio da FAB em toda a Operação Taquari 2, que atua em missões de resgate, transporte e assistência social à população do Rio Grande do Sul. “Eu estive na Base de Canoas e pude ver toda a Força Aérea contribuindo, não só com seus equipamentos, com suas aeronaves e com a sua mobilização, mas também com a sua alma, envolvida no trabalho de separar os alimentos, o vestuário, os cobertores... empenhada em minimizar os impactos dessa tragédia que comoveu todo o País”, afirmou.

A campanha Todos Unidos Pelo Sul, da Força Aérea Brasileira, já arrecadou, no Rio de Janeiro, mais de 2,5 mil toneladas de doações. Os donativos são transportados diariamente para o Rio Grande do Sul, por meio de quatro diferentes modais.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Fotos: Soldado Chaves / III COMAR