TODOS PELO SUL

FAB realiza transporte emergencial de criança prematura no RS

Aeronave customizada com UTI neonatal e utilização do NVG foram fundamentais para o sucesso da missão
Publicada em: 21/05/2024 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Vieira
Edição: Cap Emília

Um dia de vida após uma gestação de apenas 28 semanas. Foi nessa delicada condição que uma criança precisou de pronto atendimento viabilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM). A ação ocorreu na noite de segunda-feira (20/05), no Rio Grande do Sul. 

"Trata-se de uma criança que nasceu em uma localidade que não tem suporte de neonatal. É um prematuro extremo, de 1,1kg e 28 semanas, e a gente sabe que essas crianças não têm condições de sobreviver fora de uma UTI neonatal. Então, o transporte é necessário para a sobrevivência da criança", destacou a Major Médica Ana Maria da Trindade Castello Branco, que assistiu à recém-nascida durante a EVAM. 

A criança foi transportada da Base Aérea de Canoas (BACO) para o município de Tramandaí (RS), em um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8° GAV) - Esquadrão Puma. A aeronave foi configurada em uma UTI Neonatal Aérea, comportando uma incubadora.

Devido ao horário da ação, à noite, a dificuldade do deslocamento foi agravada pela ausência de luz, porém, em mais uma demonstração de versatilidade operacional, o Esquadrão operou com utilização de óculos de visão noturna (NVG - do inglês Night Vision Goggles), que foram fundamentais às manobras de navegação e aproximação. 

Segundo o Comandante da aeronave, Tenente Aviador Cláudio Alves de Oliveira Junior, o diferencial da aviação de asas rotativas é justamente a realização de EVAM em terreno confinado. "No caso de hoje, o pouso aconteceu em um campo de futebol, com prédios ao lado. O auxílio do NVG é um facilitador", completou. 

A operação contou com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBM-RO), que transportaram a criança do município de Rosário do Sul até a BACO e auxiliaram na EVAM da FAB.

Todos Unidos pelo Sul 

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Fotos: Força Aérea Brasileira