TODOS PELO SUL

Centro de Notam emite mais de 300 comunicados em meio às enchentes no RS

Informações aeronáuticas mantêm pilotos e operadores atualizados sobre as condições aéreas nas áreas afetadas
Publicada em: 21/05/2024 09:55
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Raphaela Martorano
Edição: Agência Força Aérea

Desde o dia 03/05, o Centro de NOTAM (NOF) do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), presta apoio à Operação Taquari II com informações aeronáuticas que mantém pilotos e operadores atualizados sobre as condições aéreas nos locais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até segunda-feira (20/05), foram emitidos 303 NOTAM (do inglês Notice to Airman) nacionais e 80 internacionais.

Os comunicados são divulgados em coordenação com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), unidade do DECEA responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul. Os avisos foram transmitidos para os aeródromos de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria e Uruguaiana, entre outros. 

As informações abordam o fechamento de pistas e áreas de manobra devido à inundação, bem como o fechamento de torres de controle, serviços de informação de voo e controle de aproximação em consequência das condições adversas. Além disso, os NOTAM abordam a ativação de áreas de informações de voo e controle de tráfego aéreo para acomodar as mudanças nas condições operacionais, incluindo a expansão dessas áreas para novas localidades ou extensão de horários para garantir a segurança das operações.

“O ICA trabalha na disseminação de informações vitais para a aviação em meio às operações de resposta às enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O Centro de NOTAM continua alerta e emitirá atualizações sempre que necessário, tendo em vista a garantia da segurança e da eficácia das operações aéreas em meio às condições desafiadoras no local”, explicou o Diretor da unidade, Tenente-Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

O NOF também divulgou mudanças na informação aeronáutica militar e meteorológica; alterações na frequência de controle de aproximação; e restrições ou instruções especiais para operações de veículos aéreos não tripulados. Além disso, foram estabelecidas áreas restritas e proibidas para garantir a segurança das operações de socorro e evitar interferências.

Por fim, em resposta às urgências de evacuação e resgate, visando facilitar as operações com helicópteros, o Centro de NOTAM emitiu a criação de um heliponto de emergência na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

Fotos: Suboficial Raeder/ DECEA