TODOS PELO SUL
Em meio à tragédia no RS, crianças representam sopros de esperança e alegria
Assim como começaram a surgir alguns dias de sol depois da enchente histórica no Rio Grande do Sul, sopros de esperança, personificados por crianças, levaram alegria para militares da Força Aérea Brasileira (FAB) nesse fim de semana.
Pérola e Ravena são bebês que têm menos de um mês de vida e já inspiram pelos desafios enfrentados antes mesmo de nascer. Ambas as mães das meninas foram resgatadas de suas casas ilhadas em um helicóptero da FAB e levadas de Restinga Seca (RS) para atendimento em Santa Maria (RS). Os resgates foram realizados por uma aeronave H60L Black Hawk e tripulação do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) - Esquadrão Pantera - que é sediado na Base Aérea de Santa Maria.
A mãe de Ravena, Clenir, já apresentava contrações quando os militares chegaram para levá-la. A menina nasceu no mesmo dia, já no hospital. E na última sexta-feira (17), o Major Aviador Yuri Carneiro de Souza e o Sargento Luigi Schacker, que faziam parte da tripulação que resgatou Clenir, visitaram a família em aproveitamento a uma das missões de entrega de mantimentos a moradores que continuam ilhados.
"A sensação de reencontrá-las bem e em segurança não vem isolada, vem misturada com a lembrança das dificuldades do primeiro dia. Ver a Ravena no colo da mãe em uma tarde ensolarada e as pessoas arrumando suas casas, faz pensar em como somos frágeis e tão fortes ao mesmo tempo", reflete o Sargento Schacker.
Com uma gravidez de risco e isolada devido à enchente, a mãe de Pérola, Alexandra Coelho Campos, também foi resgatada pelo helicóptero da FAB. "Eu me senti muito segura no helicóptero. Havia um mix de sentimentos, pois eu não sabia o que pensar na hora. E quando eles chegaram, eu me senti muito segura. Foi um piscar de olhos. Quando vi, já estava chegando", contou Alexandra ao jornal local. O parto aconteceu no dia seguinte ao resgate.
Saiba mais sobre as missões do Esquadrão Pantera em: Helicópteros da FAB realizam sequência de resgates e entrega de doações, Sob forte chuva no RS, FAB realiza missões de resgate neste sábado e Helicópteros da FAB levam assistência diretamente a ilhados no RS
Visita especial
No sábado (18), a Base Aérea de Canoas (BACO), que é a Organização Militar da FAB central na operação de ajuda ao RS, recebeu uma visita especial. O menino Murilo de Brito Camargo, morador de Canoas (RS), foi convidado para conhecer o trabalho dos militares depois que a mãe publicou em uma rede social um desenho feito por ele que mostrava um resgate feito por um helicóptero. No desenho, o menino escreveu a frase que emocionou os militares da BACO e motivou a mãe a fazer a publicação: "Meus heróis mudaram".
"Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pelo trabalho realizado com nosso povo. Não tenho palavras para agradecer. Ele está apaixonado pela FAB", contou a mãe de Murilo, Fernanda Flores de Brito, ao receber o convite para visitar a Base.
O Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, do Centro de Comunicação social da Aeronáutica (CECOMSAER), recebeu Murilo e a família e acompanhou a visita na Base. Piloto de helicóptero, ele ficou emocionado com o interesse e carinho do menino pelas aeronaves.
Para Murilo, foi um dia diferente e, segundo ele, inesquecível. "Agradeci a todos os profissionais que estão fazendo esse trabalho importante ao nosso estado. Fui muito bem recebido por todos eles e nunca vou esquecer esse dia!", disse.
Atuação da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde o dia 30/04 na Operação Taquari 2, no resgate de pessoas e transporte de ajuda humanitária em apoio aos atingidos pela enchente no estado gaúcho.
Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.
Fotos: FAB