TODOS PELO SUL
Organizações Militares da FAB em todo o país participam da Campanha em apoio ao RS
A Força Aérea Brasileira (FAB) segue firme no apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), têm atuado de forma intensa, junto a outras Organizações Militares na campanha "Todos Unidos pelo Sul". Nos quatro primeiros dias de arrecadação na localidade, mais de 45 toneladas de donativos foram recebidos.
Mais de 130 militares estão engajados diariamente no recebimento de materiais, como roupas, colchonetes, materiais de limpeza e de higiene, água potável, gêneros alimentícios não perecíveis e medicamentos. A triagem, pesagem e armazenagem dos itens tem sido realizados no Aeroporto de Guaratinguetá.
Alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) estão entre os voluntários e têm contribuído de forma efetiva à ajuda humanitária. “Diante dessa situação difícil e triste que o estado do Rio Grande do Sul está passando, é muito gratificante poder ajudar, mesmo de longe. É uma honra pertencer à Força Aérea Brasileira e poder participar dessa atividade humanitária”, comentou a Aluna especialista em Suprimento Técnico (BSP) Juliana Noveli Rockenbach dos Anjos, natural da cidade de Santa Maria (RS).
Além disso, crianças do Projeto Forças no Esporte (PROFESP) da EEAR participaram da Campanha por meio de cartinhas escritas em apoio à população gaúcha, que têm sido enviadas junto aos donativos arrecadados. “Este é um momento de união de todos para ajudar aqueles que mais precisam, e a oportunidade de aliviar o sofrimento das famílias afetadas”, disse o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho.
DCTA
Seguindo com o mesmo objetivo, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) arrecadou cerca de 200 toneladas de donativos em apoio ao RS. O Clube de Suboficiais e Sargentos de São José dos Campos (CSS-SJ) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foram disponibilizados como pontos de arrecadação e triagem.
“O efetivo militar e civil da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos está unindo esforços para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades e contamos com a colaboração de todos para fazermos a diferença”, enfatizou o Vice-Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), Tenente-Coronel Wagner de Almeida Vitoria.
A moradora da cidade de São José dos Campos, Jacqueline Rezende Schiavinato, que participou da Campanha, destacou a importância da união de todos e da doação às vítimas do Rio Grande do Sul. “As contribuições são essenciais para a recuperação da infraestrutura básica, além de fortalecerem os esforços de reconstrução a longo prazo. Tal ato de generosidade também promove solidariedade e empatia, fomentando um senso de comunidade e reforçando a resiliência social diante de desastres naturais como esse", pontuou.
DCTA e EMBRAER
O DCTA, em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronaves (EMBRAER), levou mais de 17 toneladas de doações em apoio ao RS. A carga foi transportada pelo C-390 Millennium da EMBRAER. "A Embraer está participando deste processo onde todo o Brasil está auxiliando os nossos irmãos do Sul, que estão sofrendo com essa tragédia sem precedentes. Estamos ajudando por meio da arrecadação e do envio de materiais, como água, alimentação e colchões. Em parceria com a FAB, estamos transportando todo esse material", ressaltou o piloto da aeronave, Coronel Aviador Jordão Brisolla, veterano da Força Aérea Brasileira (FAB).
Base Aérea de Natal
No domingo (19/05), a Base Aérea de Natal (BANT) reuniu aproximadamente 1,5 toneladas de donativos por meio da Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, com apoio de empresas locais e da sociedade civil. Os itens arrecadados, que incluem alimentos, produtos de higiene e ração para cães, foram transportados, com destino à Brasília, que é o Centro de Distribuição Principal da campanha, em uma aeronave C-99, do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor.
Fotos: EEAR, DCTA e BANT