TODOS PELO SUL

FAB intensifica distribuição de donativos ao RS vindos de todo o país

No sábado, saíram de Brasília e de São Paulo aeronaves da FAB e carretas com doações
Publicada em: 12/05/2024 15:00
Imprimir
Fonte: Elos do SISCOMSAE e Tenente Marize Torres
Edição: Cap Emília

A Campanha “Todos Unidos pelo Sul”, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), tem mobilizado diversas instituições e agentes da sociedade civil na ajuda humanitária para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O material arrecadado em todas as regiões do país já começou a chegar no estado gaúcho.

Sudeste

São Paulo - No sábado (11/05), além do KC-390 Millennium decolar da Base Aérea de São Paulo (BASP), transportando 20 toneladas de donativos para a Base Aérea de Canoas (BACO), também saíram de lá catorze caminhões e cinco carretas de empresários voluntários, que se disponibilizaram para auxiliar no translado das doações arrecadadas. Foi iniciado o transporte via terrestre de cerca de 200 toneladas de alimentos, água e materiais doados. Ao todo, o esforço conjunto vai viabilizar a chegada de mais de 220 toneladas de itens aos gaúchos.

Também no sábado, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, com o apoio de translado do C-390 Millennium da área de ensaio em voo da EMBRAER, transportou mais de 17 toneladas de doações para as famílias impactadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

Já neste domingo, parte da BASP para a BACO uma aeronave A320 da empresa LATAM transportando medicamentos, insumos hospitalares, máquinas de hemodiálise, fraldas, itens de higiene pessoal e cestas básicas, totalizando 8,6 toneladas.

Rio de Janeiro - Apenas na sexta-feira (10), a Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, atingiu uma marca de 560 toneladas de arrecadações. No mesmo dia, uma aeronave KC-30 decolou com cerca de 25 toneladas de donativos e 130 militares da Marinha do Brasil, para ajudar as vítimas das enchentes.

Desde o início da semana, a Organização Militar já arrecadou cerca de 1200 toneladas de donativos. A carga transportada na aeronave KC-30, da BAGL à Base Aérea de Canoas (BACO), contém medicamentos, água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas, colchões e cobertores. Uma das doações recebidas foi a de dez toneladas de medicamentos para hospitais pediátricos. Os insumos foram entregues por representantes de uma associação civil, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, comentou a operação montada no Rio de Janeiro. “Estamos em contato com as equipes deslocadas em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul para entender as principais demandas e priorizar o envio dos itens mais essenciais. O nosso efetivo do Rio de Janeiro está mobilizado, 24 horas por dia, para atuar na recepção e separação do material, além dos carregamentos das aeronaves, para realizarmos as entregas o mais breve possível”, afirmou o Oficial-General. 

Minas Gerais - Em coordenação com a Concessionária BH Airport (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte), a Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS), participou na manhã de quinta-feira (09) do carregamento de donativos para as vítimas das enchentes da região sul, em conjunto com voluntários das empresas aéreas e prestadoras de serviços do aeroporto.

De acordo com o Gestor de Operações e Segurança da BH Airport, Robson Freitas, a participação de todos está intensa e positiva. “Desde o início da semana, a BH Airport disponibilizou três pontos de coleta, então a gente tem percebido o envolvimento dos passageiros e de toda comunidade aeroportuária, trazendo diversos mantimentos para que a gente consiga transportar donativos para as famílias atingidas”, conta.

Nordeste

Pernambuco - Além do espírito de corpo, marcante no meio militar e presente nos brasileiros envolvidos na ajuda ao povo gaúcho, também é preciso organização. “Nesse momento sensível, é necessário pensar também na parte logística que envolve a situação, seja no local de pouso ou de decolagem das aeronaves, no tempo despendido para deslocamento, na segurança, na alimentação ou no abrigo das equipes de busca e salvamento, entre outros aspectos”, afirma o Comandante da Base Aérea do Recife (BARF), Tenente-Coronel Aviador Ailson Andrade.  

Na BARF, a aeronave C-99A transportou as doações arrecadadas para a BABR, quando a carga foi transferida para a aeronave KC-390 Millennium, unindo-se às centenas de toneladas de donativos que seguirão para o Rio Grande do Sul.

Ainda em coordenação logística, as organizações militares da região enviaram outros itens doados para a Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional do Recife. A empresa também está recolhendo doações.

Norte

Amazonas - Na quinta-feira (09), a aeronave KC-30 da FAB saiu da Base Aérea de Manaus (BAMN) levando cerca de 18.607 litros de água potável. “Essa distribuição que está sendo feita à região Sul do país é de extrema importância. Hoje nós temos três hubs logísticos criados pela Força Aérea. Só no primeiro dia de campanha, centenas de toneladas já foram entregues e distribuídas às pessoas afetadas pela subida das águas”, afirmou o Comandante da BAMN, Coronel Aviador Lázaro de Andrade Stallone.

Centro-Oeste

Distrito Federal - O Exército Brasileiro (EB) e caminhoneiros uniram-se às asas da FAB, neste sábado (11), partindo da BABR com destino à Canoas (RS). Saiba mais aqui: FAB, EB e sociedade civil transportam mais de 400 toneladas de doações para o RS

Outros Meios

Além de aviões da FAB e comerciais, o escoamento de doações já ocorre por outros meios de transporte. Trens, carretas e caminhões estão levando toneladas de donativos arrecadados nas diversas Bases Aéreas do País.

Todos Unidos pelo Sul 

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.

Fotos: FAB

imagens/original/47270/20240509064209_IMG_1963_01.jpeg
imagens/original/47270/20240509072751_IMG_1988_01.jpeg
imagens/original/47270/20240509074932_IMG_2020_01.jpeg
imagens/original/47270/20240509080117_IMG_2054_01.jpeg
imagens/original/47270/20240509_074740.jpg
imagens/original/47270/BAGL2.jpg
imagens/original/47270/BAGL3.jpg
imagens/original/47270/bhairport_04.jpg
imagens/original/47270/IMG_0087.JPG
imagens/original/47270/IMG_0172.JPG
imagens/original/47270/IMG_0194.JPG
imagens/original/47270/IMG_0241.JPG