OPERAÇÃO ZEUS

Operação Zeus 2024: FAB realiza Avaliação em Solo do Sistema de Autodefesa do KC-390

COMPREP e DCTA conduziram testes em solo para Avaliação Operacional Contratual do Sistema de Autodefesa do KC-390
Publicada em: 25/04/2024 18:45
Imprimir
Fonte: IAOp, IPEV, ITA, 1° GTT e 1/1° GT
Edição: Agência Força Aérea

Operação ZeusO Comando de Preparo (COMPREP) realizou, entre os dias 8 e 19/04, a Operação Zeus, que teve como objetivo a Avaliação Operacional Contratual do Self Protection System (SPS) da Aeronave KC-390 Millennium. Estes testes fazem parte do processo de verificação de requisitos contratuais, permitindo a implementação das capacidades de detectar e reagir a ameaças, que garantem maior segurança em missões operacionais. 

O destaque dessa fase foi o teste do sistema essencial para a sobrevivência da aeronave em ambientes hostis, que permite que a aeronave identifique as ameaças e apresente aos pilotos a direção e distância de radares inimigos.

Durante a Operação Zeus, foram realizados ensaios contendo emissões eletromagnéticas simuladas, os quais serviram para verificar a eficácia do SPS conforme os requisitos contratados junto à Embraer. “Estes testes são fundamentais para verificar o correto funcionamento do sistema e garantir que ele possa diferenciar radares hostis de outros sinais ambientais que possam causar falsos alarmes”, comentou o Major Aviador Guilherme Batistelli Magalhães, que faz parte do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), também responsável pela avaliação.Operação Zeus

O Capitão Aviador Caio Augusto de Melo Arruda Silvestre, do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), ressalta a importância de testes como esse. “A realização desses testes é essencial para assegurar que o KC-390 Millennium possa operar com a máxima eficiência em missões futuras, protegendo assim a soberania do espaço aéreo nacional e contribuindo para a execução das missões humanitárias que necessitem do sobrevoo de espaço aéreo hostil”, concluiu. 

A Operação Zeus contou com a parceria do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrões Zeus, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação (1/1° GT) – Esquadrão Gordo, do Departamento de Controle e Tecnologia Aeroespaciais (DCTA) e também da EMBRAER.