VISITA INSTITUCIONAL
COMAE recebe visita do Presidente da Agência Espacial Brasileira
O Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, recebeu, no dia 17/04, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, acompanhado do Diretor de Inovação e Novos Negócios da AEB, Paolo Gessini.
Durante o encontro, conduzido pelo Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, o Presidente da AEB visitou as instalações do COPE. Na oportunidade, ele conheceu as capacidades relacionadas ao controle e emprego do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), dos satélites da Constelação Lessonia, que são dois satélites de sensoriamento remoto radar e, da Seção de Consciência Situacional Espacial, na qual é desempenhada atividade que proporciona o monitoramento de sistemas espaciais garantindo a segurança de satélites.
“Fiquei muito satisfeito em recebê-los para conhecer nossas potencialidades em uma visita como esta que consolida a sinergia que existe entre o Programa Nacional de Atividades Espaciais e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais, em prol do desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Potiguara.
O Brigadeiro Cólen considerou que a visita foi muito profícua e destacou que o COPE possui vários produtos entregues para o País como um todo, em várias áreas, como: comunicações, consciência situacional espacial e sensoriamento remoto. "Em relação a este último, destaca-se a Constelação Lessonia, a qual oferece produtos para outros entes governamentais proporcionando maior eficiência e eficácia no combate a ilícitos na região Amazônica. E a perspectiva é ampliarmos e melhorarmos cada vez mais nossas capacidades, muitas vezes, por intermédio de parcerias”, declarou o Oficial-General.
Ainda, de acordo com o Brigadeiro Cólen, visitas como a do Presidente da AEB são importantes para dar visibilidade às capacidades espaciais que hoje já estão disponíveis na FAB e que entregam vários resultados para a sociedade.
Fotos: Soldado F. Vasconcelos / COMAE


