SIMPÓSIO
IV COMAR sedia I Simpósio de Logística Reversa de Fardamento
O Primeiro Simpósio de Logística Reversa de Fardamento foi realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), em São Paulo (SP), e reuniu especialistas da área acadêmica, empresas com representatividade no segmento, associações, militares das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e demais interessados no tema, que acompanharam as palestras por videoconferência.
Participaram do evento representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; o Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca; o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos; o Subdiretor de Abastecimento, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior; e o Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), Brigadeiro Intendente Marconi Bentes Mangabeira Rocha Junior.
O Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert, reforçou a relevância do Simpósio no desenvolvimento do projeto da logística reversa para o sistema de fardamento da FAB. “Considerando o destaque da temática da logística reversa, no cenário mundial, como instrumento legal, econômico e social, o evento é uma oportunidade para serem compartilhados conhecimentos, ideias e soluções na área têxtil e calçadista, por meio da ferramenta do benchmarking, visando uma maior integração entre a iniciativa privada, pública e área acadêmica”, disse.
O evento também contou com a participação de especialistas reconhecidos na área de Logística Reversa e Economia Circular, com ampla experiência na área têxtil, os quais puderam apresentar as novas tecnologias e tendências, como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), empresa DuPont Brasil e Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT). Na ocasião, representantes da Fiat e da Newloop, apresentaram soluções para o reaproveitamento do fardamento, e ainda foi abordada a participação de projetos com o viés social.
Ao final do Simpósio, ainda foi debatido, por meio da metodologia Design Thinking, sobre os protótipos recebidos a partir do reaproveitamento do fardamento (upcycling), além de compartilhar outras ideias e soluções referentes ao tema, a fim de contribuir para as ações imediatas na logística reversa do fardamento. “O Simpósio foi muito produtivo e superou minhas expectativas. A qualidade acadêmica, a presença de empresas relevantes e os pontos abordados foram o mix perfeito para o início dos discursos sobre o que fazer com nosso fardamento", finalizou a Tenente Priscila Martinez de Souza, uma das participantes do evento.
Fotos: Soldado Cury / SDAB