OPERAÇÃO ÁGATA

FAB emprega ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento na Amazônia

Missões aéreas de IVR sobrevoaram a região identificando exploração mineral ilegal
Publicada em: 31/05/2023 18:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua na Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara, com ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), e Transporte Aéreo Logístico (TAL), em prol do alcance dos objetivos estratégicos, operacionais e táticos. Na Operação Ágata Uiara, o combate à exploração mineral ilegal é um dos marcos norteadores das ações de Defesa. Essa atividade culmina em levantamento de dados da região, onde, por meio de várias missões aéreas de IVR, sobrevoos na calha do rio Japurá, foram identificadas dragas, balsas e empurradores em braços de rios e lagos. 

O Comandante da Operação Ágata Uiara, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, falou sobre a importância da ação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento na operação. “Sem os dados de inteligência nenhuma ação pode ser executada”, afirmou. Com isso, verifica-se a importância dos dados produzidos por aeronaves da FAB, quando cumprem a tarefa de IVR e transportam pessoal e material, dentro do cenário delineado pelo Ministério da Defesa. 

O Oficial de Ligação da Força Aérea Componente (FAC), Tenente-Coronel Edinelson Ferreira de Sena, destacou sobre a ação da FAB na Operação. “De imediato, após a chegada dos dados de IVR, a equipe de apoio encaminha os resultados ao Comando Conjunto Amazônia, o qual orienta as ações no terreno. A apreensão de drogas e destruição de dragas são rotinas na Operação. Essa tarefa torna acessível às análises em uma região de difícil acesso, como a Amazônia, e transmite uma visão do trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas em prol da segurança territorial nacional", explicou.

Em nove dias de atuação, a Operação retirou de circulação equipamentos avaliados em  R$ 71,3 milhões. A iniciativa conta com a participação de 1.320 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de sete navios, oito embarcações e dez aeronaves, para prevenir, controlar, fiscalizar e repreender os delitos transfronteiriços na região. No período, foram realizadas apreensões de entorpecentes, como maconha e skank, totalizando 1.115 kg de drogas. Essa soma de apreensões foi avaliada pela Polícia Federal em R$ 22,3 milhões.

Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara

O rio Japurá, chamado de Caquetá na Colômbia, é um curso d’água que banha o Brasil no estado do Amazonas. Ao longo dos seus 2.100 Km de navegabilidade na floresta, garimpeiros ilegais aproveitam as riquezas submersas e exploram indiscriminadamente a natureza e o meio ambiente, além de poluírem rios e lagos da região.

As Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa, começaram, no início de maio, a Operação na faixa de fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, em cooperação com agências governamentais e órgãos federais, estaduais e municipais. A Operação tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na região. 

Fotos: Arquivo FAB