OPERAÇÃO YANOMAMI

Comando Conjunto resgata indígenas em grave situação de saúde

Tecnologia NVG foi fundamental para o sucesso da operação
Publicada em: 24/05/2023 08:48
Imprimir
Fonte: Cmdo Op Cj Amz
Edição: Cmdo Op CJ Amz - Revisão: Cmdo Op CJ Amz

Duas indígenas yanomami em situação de grave risco de morte, devido a complicações de saúde, foram resgatadas a partir do aeródromo de Surucucu, na noite dessa segunda-feira (22), após uma ação de Evacuação Aeromédica (EVAM) realizada por militares do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz). Uma das pacientes encontrava-se em trabalho de parto, que foi interrompido pela dificuldade de passagem do feto, e a outra respirava por meio de aparelhos, após agravamento ocasionado pela malária.

Na ocasião, uma aeronave H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) - Esquadrão Falcão - que estava deslocada na Base Aérea de Boa Vista (BABV), foi acionada pelo Cmdo Op Cj Amz para a realização da EVAM. Após 90 minutos, a aeronave chegou a Surucucu transportando uma equipe de saúde composta por dois médicos e dois enfermeiros, a fim de prestar assistência às pacientes, que estavam sob os cuidados da equipe de saúde local.

Com o propósito de garantir a segurança e a eficácia da missão, que teve sua decolagem às 22h10 (horário de Brasília) e foi realizada sob meteorologia adversa, a tripulação utilizou o equipamento de visão noturna, chamado NVG (do inglês, Night Vision Goggles), essencial para operações nessas condições.

Devidamente acomodadas na aeronave, as pacientes foram transportadas até a BABV, onde eram aguardadas por viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida foram encaminhadas ao Hospital Geral de Roraima (HGR). 

Desde o início da Operação Yanomami, o Cmdo Op Cj Amz mantém aeronaves e tripulações de sobreaviso, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, para atender casos dessa e de outras naturezas.

imagens/original/45551/1.PNG
imagens/original/45551/4.PNG
imagens/original/45551/5.PNG