OPERACIONALIDADE

Capacidades do KC-390 são apresentadas durante o Exercício Cooperación IX

Apresentação técnica da aeronave foi realizada pelo Comandante do Esquadrão Zeus, da FAB, no dia 16/05, no Peru
Publicada em: 19/05/2023 14:02
Imprimir
Fonte: EMAER
Edição: Agência Força Aérea

Durante o Exercício Cooperación IX, sob organização da Embaixada do Brasil no Peru, através de sua Adidância Aeronáutica e com o apoio do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), autoridades do Ministério da Defesa peruano tiveram a oportunidade de serem apresentadas às potencialidades e capacidades da aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), avião operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.

O evento ocorreu no dia 16/05, e contou com uma breve apresentação técnica da aeronave, realizada pelo Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira. O encontro contou com a participação de militares da Marinha, Exército, Força Aérea do Peru (FAP), Polícia Nacional do Peru e algumas autoridades estrangeiras sediadas em Lima ou participantes do Exercício.

Após a apresentação, todos embarcaram para um voo local a bordo do KC-390, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, a Embraer. 

O Embaixador do Brasil em Lima, Sérgio França Danese, explicou que o acontecimento se deu, em demonstração de transparência e desejo de crescente cooperação bilateral em matéria de defesa e segurança. “A indústria de defesa do Brasil pode suprir, com vantagens, as necessidades estratégicas peruanas, inclusive quanto à diversificação de provedores de tecnologia militar e equipamentos competitivos e de alta qualidade, como o KC-390”, comentou o Diplomata.

O Chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru, General de Exército Manuel Jesús Martín Gómez de La Torre Araníbar, um dos participantes no voo, agradeceu à Embaixada do Brasil no Peru e à Força Aérea Brasileira pela oportunidade disponibilizada a todos, enaltecendo a aeronave KC-390.

As Forças Aéreas de Brasil e do Peru encontram-se em Lima até o dia 20/05, juntamente com Forças Aéreas de outras dez nações (Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Honduras, Panamá, República Dominicana e Uruguai), com o propósito de treinarem a integração das operações aéreas e o comando e controle (C2) multinacionais face aos desastres naturais. 

O exercício multinacional COOPERACÓN IX faz parte do rol de eventos do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), em favor do esforço coletivo das Forças Aéreas no continente americano.

Fotos: EMAER