DATA COMEMORATIVA

Futuro, Clima e Água baseiam tema do Dia Meteorológico Mundial 2023

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo tem dado sua contribuição em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Publicada em: 23/03/2023 22:30
Imprimir
Fonte: DECEA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

“O Futuro do Tempo, do Clima e da Água através de gerações” é o tema do Dia Meteorológico Mundial de 2023, comemorado nesta quinta-feira (23/03). A data foi escolhida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) a fim de demonstrar a preocupação da comunidade meteorológica com as mudanças climáticas que afetam o meio ambiente, impactando diretamente na sobrevivência e adaptação das futuras gerações.

No âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) responsável pela prestação dos Serviços de Navegação Aérea, tem dado sua contribuição em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A cooperação é realizada por meio de uma rede de observações meteorológicas no Brasil, com Estações de Superfície, de Altitude e de Radar, em um constante aprimoramento dos sistemas de coletas e de análise dos dados meteorológicos. Aliado a isso, há o fomento da capacitação dos profissionais com a finalidade de otimizar a qualidade das observações e das previsões, por meio de pesquisas e estudos acadêmicos, especificamente em Meteorologia Aeronáutica, trabalhando no desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão. O resultado é uma melhora na consciência situacional sobre as condições meteorológicas.

O exemplo mais recente de aplicação para a melhoria da consciência situacional do tempo severo é o desenvolvimento do WEBRADAR, que é um sistema para integração de informações e dados de meteorologia e para controle dos radares meteorológicos do COMAER, sob a gestão do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

Além dessa interação do meteorologista com os produtos de Radar, o WEBRADAR permite sobreposição de sistemas e imagens, possibilitando, por exemplo, sua interação com o Sistema de Tempo Severo Convectivo (STSC), imagens de satélite e com a visualização do tráfego aéreo. Isso proporciona análises e tomadas de decisões mais assertivas, por parte dos previsores, e dará ao Operador VOLMET uma consciência situacional sem precedentes nos atendimentos às aeronaves em voo.

Com a implantação desse sistema, foi possível observar, em uma única tela, informações de todas as mensagens confeccionadas e enviadas ao Banco OPMET pelo CIMAER. Além disso, a ferramenta também possibilita saber exatamente onde a aeronave se encontra, em que fase do voo ela está e detalhes sobre sua velocidade e localização de uma forma direta e amigável, trazendo agilidade e precisão ao Operador VOLMET no assessoramento ao aeronavegante.

Portanto, o Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA e da parceria com o INMET no país, tem cooperado com a comunidade meteorológica nacional e internacional, bem como contribuído em prol do tempo e do clima para as novas gerações.

Fotos: Arquivo DECEA