OPERAÇÃO YANOMAMI

Comando Conjunto presta apoio logístico ao IBGE na Operação Yanomami

O apoio logístico das Forças Armadas ao IBGE tem como objetivo a realização do recenseamento na Terra Indígena Yanomami
Publicada em: 09/03/2023 15:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), nessa terça-feira (07/03), por meio do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, prestou apoio logístico ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização da última etapa da operação aérea de recenseamento na Terra Indígena Yanomami, em Roraima (RR). 

O Exército Brasileiro está apoiando com o fornecimento de alojamento em Surucucu e no transporte de combustível de aviação para os helicópteros, e a FAB com o transporte de suprimentos e alimentos das missões de campo até a localidade de Surucucu. 

Conforme o IBGE, a ação foi articulada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), junto aos ministérios da Saúde, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, dos Povos Indígenas e da Casa Civil, além do Estado-Maior das Forças Armadas. 

Ainda conforme o IBGE, os polos de saúde na localidade servirão de pontos de apoio para os recenseadores durante a realização dos trabalhos, que devem durar 30 dias. A operação censitária visitará 169 aldeias em Roraima e três no Amazonas.

O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, destacou a importância da contribuição do Cmdo Op Cj Amz para a missão. 

"Considerando-se que a localidade de Surucucu é estratégica para execução de voos por helicópteros no interior da Terra Yanomami, o apoio de alojamento fornecido pelo Exército no Posto Especial de Fronteira é fundamental para tornar o trabalho viável, abrigando uma equipe fixa de coordenação e funcionando como posto de passagem para os recenseadores que irão realizar as entrevistas nas comunidades. Contamos ainda com a FAB para o transporte de suprimentos até Surucucu, garantindo alimentação e insumos gerais para a equipe. Sem essa cooperação, seria impossível realizar o Censo e contar toda a população residente nessa região com tantos desafios logísticos, mas, ao mesmo tempo, tão estratégica para a soberania nacional e para autonomia dos povos indígenas", ressaltou.

Fotos: Müller Marin / CECOMSAER e Esquadrão Arara 

Vídeo: André Souza / CECOMSAER

imagens/original/45129/230306MUL7955_Mu?ller_Marin.jpg
imagens/original/45129/ibge_1.JPG