TECNOLOGIA AEROESPACIAL

FAB viabiliza comunicação em regiões afetadas por desastres naturais

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas provê comunicações seguras em todo o território nacional
Publicada em: 01/03/2023 17:07
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Alcoforado

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), proporciona comunicações seguras às equipes de busca e salvamento que estão atuando no desastre natural que ocorreu no dia 18/02, devido às fortes chuvas no litoral norte de São Paulo. O equipamento de telecomunicações é operado pelo Centro de Operações Espaciais (COPE), organização localizada em Brasília (DF) e subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Em parceria com a Telebras - empresa de telecomunicações vinculada ao Ministério das Comunicações -, a FAB é responsável por operar e monitorar os meios oferecidos pelo satélite SGDC. A operação também conta com militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, que comandam os links gerados para obter comunicação nos locais mais remotos e afetados pelas chuvas.

Na sexta-feira (24/02), a Telebras iniciou o procedimento de instalação de 10 antenas de conexão à internet via satélite (Banda Ka), em São Sebastião (SP), para otimizar o serviço na região atingida pela enchente. As primeiras quatro antenas foram enviadas de Brasília por avião e as outras seis foram enviadas via terrestre até a Companhia Docas de Santos e, depois, encaminhadas pelo mar à cidade de São Sebastião.

O Supervisor dessa operação junto ao COPE, em apoio às vítimas do temporal no litoral norte de São Paulo, Tenente-Coronel Luís Felipe de Moura Nohra, explicou como funciona esse suporte.

“Foram disponibilizados três enlaces na Banda X: um para o Navio-Aeródromo Multipropósito A140 - 'Atlântico', que é a embarcação que fornece apoio hospitalar pela Marinha do Brasil, e dois para duas Companhias de Comunicação do Exército Brasileiro. Esses canais viabilizam a comunicação entre os militares na rede de Comando de Controle do Exército, para receber ordens, passar feedback e relatórios para toda a equipe, independentemente da localização, clima, condição ambiental, garantindo a troca de informação”, afirmou o Oficial.

Na sede do COPE, está instalada a antena de controle do satélite, com 18 metros de altura, 13,5 metros de diâmetro. De um lado, utilizando a banda Ka, o satélite possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. De outro, a partir da Banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.

A Chefe da Célula de Comunicações do COPE, Capitão de Corveta Vanessa Rocha Leandro Chicarino, afirmou que foi possível atender a todos os pedidos de comunicação para esta situação de emergência, sem prejuízo das operações em curso. A Capitão de Corveta ainda classificou como um desafio trabalhar em um Comando Conjunto com a participação das três Forças. “Trabalhar nessa operação é muito gratificante para nós das Forças Armadas, porque ajudamos a sociedade, levando comunicações, inclusive, em situações de emergência”, afirmou a Comandante.

O SGDC também provê comunicações seguras em todo o território nacional, alcançando, ainda, navios da Marinha nos Oceanos Atlântico e Pacífico, tropas do Exército nos Pelotões de Fronteira e nos mais remotos locais do Brasil.

O Sargento Leandro da Costa Uejo está alocado na Divisão de Emprego de Satélite do COPE há pouco mais de um ano, e destaca a capacitação técnica necessária para atuar nessa área. “Trabalhar com tecnologia é muito gratificante porque a gente tem um conhecimento muito intenso e significativo, são inovações que são criadas a cada dia”, disse o especialista.

Fotos: Sargento Viegas- CECOMSAER / Sargento do Exército John Caio Lopes Souza

Vídeo: Sargento Renata / CECOMSAER