OPERAÇÃO YANOMAMI

Forças Armadas prestam apoio logístico em Operação da Polícia Federal

Ações são realizadas com meios aéreos do Comando Operacional Conjunto Amazônia
Publicada em: 10/02/2023 18:00
Imprimir
Fonte: CECOMSAER, Tenente Letícia e Tenente Wanessa Liz

As Forças Armadas, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), instalado na Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima (RR), para a Operação Escudo Yanomami 2023, passa a atuar em uma nova fase. Desta vez, presta apoio logístico à Polícia Federal (PF), que deflagrou nesta sexta-feira (10/02), uma operação com intuito de interromper a prática criminosa em garimpos de terras indígenas.

O Cmdo Op Cj Amz utiliza seus meios aéreos, como as aeronaves C-98 Caravan, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) e HM-2, do Exército Brasileiro (EB), para o transporte dos agentes da Polícia Federal, que atuarão na inutilização da logística de funcionamento dos garimpos ilegais e no registro das provas e perícias em relação ao crime. Serão transportados, também, militares da Força Nacional e demais agências como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) até as terras indígenas.

A operação, chamada pela PF de Libertação, atuará na interrupção do delito, por meio da destruição de maquinários e meios dedicados ao crime. O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar o garimpo ilegal por completo.

Fotos: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER