OPERAÇÃO YANOMAMI

FAB realiza lançamento de materiais para reconstrução de pista em Surucucu

Com a recuperação, será possível o pouso de aeronaves maiores
Publicada em: 08/02/2023 14:31
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Ainda em ação na Operação Yanomami, a Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o lançamento de materiais para a recuperação da pista de pouso do Quarto Pelotão Especial de Fronteira (4º PEF), do Exército Brasileiro (EB), localizado na região de Surucucu (RR), cujo o único meio de acesso é o aéreo.

Ao todo, foram lançadas 36 toneladas de materiais de reparo e equipamentos como compactador de solos, cortadora de asfalto e soprador. Na primeira fase, antes do início da operação, ocorreu o lançamento de 25 toneladas. Já na segunda fase, foram cerca de 2,5 toneladas lançadas, em missões de aproveitamento, finalizando, nessa terça-feira (07/02), com o envio de 7,5 toneladas.

Logo após a chegada dos insumos, a obra ficará a cargo dos militares do Sexto Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), do EB.

A recuperação da pista, localizada a 270 quilômetros da capital Boa Vista, atenderá não somente as demandas da FAB, como também do 4º PEF e das comunidades indígenas, melhorando o apoio à região, uma vez que possibilitará o pouso de aeronaves de maior porte.

Operação Yanomami

A FAB atua na Operação Yanomami desde o dia 22/01, realizando o lançamento e o transporte de medicamentos e alimentos que são distribuídos entre as comunidades indígenas da região, assoladas por esta grave crise sanitária. Desde o início da operação, somando-se mais de 441 horas de voo, a FAB já enviou 3.939 cestas básicas, 78,7 toneladas de mantimentos e remédios e realizou 74 evacuações aeromédicas.

 

Fotos: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER