APOIO OPERACIONAL

FAB instala Controle de Aproximação em Surucucu (RR)

Em virtude do grande fluxo de aeronaves que voam pela região em missão de ajuda humanitária às comunidades indígenas Yanomami
Publicada em: 30/01/2023 12:19
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Neste domingo, 29/01, a fim de potencializar o trabalho realizado na região de Surucucu (RR), onde comunidades indígenas encontram-se assoladas por uma grave crise sanitária, a Força Aérea Brasileira (FAB) instalou o Controle por Aproximação (APP) para aumentar a segurança do espaço aéreo na região, que vem recebendo um grande fluxo de aeronaves da FAB e também do Exército Brasileiro (EB), atuantes nesta missão de ajuda humanitária.

A montagem da estrutura teve início no sábado, dia 28/01, com a primeira visita das equipes técnicas e operacionais, na qual foram indicadas ações de aprimoramento do sistema de fornecimento de energia, da pista, do pátio, da sinalização e do sistema de combate a incêndio.

E, foi finalizada com as instalações de todos os equipamentos de comunicação, telefonia e meteorologia necessários ao controle do tráfego aéreo, havendo, desta maneira, o controle de três aeronaves: dois C-98 Caravan e um H-60 Black Hawk. 

Sob coordenação do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), a missão foi acionada após relatos de que a operação no Aeródromo de Surucucu estava apresentando elevado fluxo de aeronaves em apoio à Operação Yanomami. “No mesmo dia, iniciamos a mobilização de uma equipe constituída por 11 profissionais. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), disponibilizou prontamente os meios aéreos e militares para realizar o deslocamento para Surucucu, de forma a contribuir com a segurança do espaço aéreo na região”, explicou o Coordenador da missão de instalação do APP em Surucucu, Capitão Antônio Gilson Novaes Cardoso da Silveira.

O CINDACTA IV, por meio da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM, do inglês Air Traffic Management) disponibilizou a utilização do procedimento de aproximação RNP, que utiliza a capacidade aeroembarcada e permite a operação de aeronaves dentro de um “caminho de voo” específico, com garantia de monitoramento contínuo da posição – de Surucucu, o que tem sido fundamental neste período.

Controle de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Informações Aeronáuticas

Controlar o espaço aéreo, bem como o tráfego de aeronaves é imprescindível para a manutenção da segurança das operações aéreas. Tais recursos viabilizam a ordenação temporal dos voos, provendo agilidade e eficiência no fluxo de aeronaves.

O Comando da Aeronáutica, para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo no Brasil, segue as normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Fotos: CINDACTA IV.