EVENTO

ILA e ITA promovem 3º Encontro de Confiabilidade na Aviação

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveram o evento, nos dias 22 e 23 de novembro
Publicada em: 13/12/2022 11:15
Imprimir
Fonte: ILA, por Tenente Anelise
Edição: Agência Força Aérea

Em ação conjunta do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi promovido, nos dias 22 e 23 de novembro, o 3º Encontro de Confiabilidade na Aviação, ocorrido no Auditório do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA).

Entre os participantes, foram representadas diversas Organizações Militares do DCTA, COMGAP e Comando de Preparo (COMPREP), bem como Organizações da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre outros órgãos governamentais. Representando fornecedores e operadores do mercado da aviação, participaram colaboradores da Embraer, Gol Linhas Aéreas, Latam Airlines Brasil, Azul Linhas Aéreas, Systecon AB, Compass, entre outras do setor. Do meio acadêmico, além da forte presença de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), também prestigiaram o evento integrantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), entre outros membros da Academia.

“Trata-se da reunião de profissionais da confiabilidade, compartilhando experiências tanto na aviação civil quanto militar. É uma oportunidade de reforçar os elos entre o Governo, representado pelas Organizações Militares participantes, Operadores e Indústria Aeronáutica, representados por grandes empresas do setor, e Academia, caracterizada por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) e de outras Instituições de Ensino, configurando a notória estrutura da Tríplice Hélice, capaz de produzir avanços científicos e inovação à sociedade como um todo”, informou o Coordenador Geral do evento e Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do ILA, Major Engenheiro Marcos Antonio do Valle Junior.

Reforçando a tradição desta atividade, que tem ocorrido de modo bianual no ILA, o Encontro contou com a novidade da parceria entre o ILA e o ITA, com o apoio da sua equipe do Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab ITA), os quais atuaram conjuntamente na organização e na promoção do evento, reforçando, assim, a sinergia proporcionada pelo Acordo de Cooperação Técnica existente entre ambos os Institutos, desde o ano de 2016.

A Gerente Senior de Confiabilidade e Desempenho da LATAM Airlines Brasil, Giovanna Mazeto, ministrou palestra sobre os desafios da confiabilidade no cenário da pandemia, e citou a satisfação em estar ao lado de profissionais tão capacitados, que buscam desenvolver as melhores práticas neste campo em prol da aviação. “Foi extremamente valorosa a troca de experiências dos diferentes setores durante as apresentações e painéis de discussão”, afirmou. 

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa sueca Systecon AB, Mikael Lofgren, os participantes compartilharam visões interessantes e ótimos exemplos, em plena conformidade com o modelo de hélice tripla. “Foi um grande prazer para a Systecon fazer parte desta iniciativa e contribuir presencialmente com este seminário de muito sucesso, notavelmente organizado e executado profissionalmente. Esta foi uma oportunidade para refletir sobre tópicos que inspiraram a empresa a começar a desenvolver os softwares da OPUS Suite, há mais de 20 anos. O esforço para desenvolver e operar sistemas econômicos, confiáveis e com alta disponibilidade é, mais do que nunca, muito relevante. Estamos ansiosos pelas próximas ocasiões em que ILA e ITA organizem novos seminários”, destacou o palestrante internacional do evento.

Palestras com especialistas

Os participantes assistiram a dois turnos diários de palestras com especialistas em temas ligados à confiabilidade no contexto de manutenção e suporte logístico, os quais são abarcados pelo ramo de estudo da Engenharia denominado Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenabilidade e Suportabilidade (RAMS, do inglês Reliability, Availability, Maintenability and Suportability). No primeiro dia, entre os palestrantes, estiveram integrantes do ITA, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), Embraer, Azul e Latam. Para o dia seguinte, foram feitas apresentações por profissionais da Systecon, Compass, Embraer, Gol e também do ITA.

Como novidades desta edição, além do formato híbrido, com participação de audiência presencial e também de modo virtual, por transmissão online, ao final de cada turno de palestras foi realizado um painel com os respectivos palestrantes, em que ocorreu um debate de ideias sobre os tópicos apresentados, envolvendo questionamentos feitos tanto pelo público presente quanto pelos que acompanhavam pela internet, tudo com a mediação de moderadores especialmente selecionados para garantir a fluidez das discussões. Também foi aberta a possibilidade de apresentação de pôsteres pelos participantes, com uma janela do cronograma dedicada exclusivamente para esta exposição. 

Nas palavras do Chefe do Laboratório de Engenharia Logística do ITA, Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, esta edição do evento propiciou momentos de interação da academia com a indústria e operadores de aeronaves de defesa e comerciais, em que o compartilhamento de conhecimentos acadêmicos, logísticos e operacionais possibilitou crescimento profissional para todos os presentes, e que com certeza serão sementes de novas interações. “A equipe do AeroLogLab-ITA sente-se honrada de ter participado ativamente de mais esta edição. A equipe também é grata pelo apoio do DCTA, do ITA, do COMGAP e do ILA, bem como do Projeto CAPES Pró-Defesa IV”, completou.

Fotos: Cabo O. Rodrigues / ILA

Assunto(s): , , , ,