SALITRE 2022

Exercício Salitre realiza Vip Day para autoridades civis e militares

Evento foi realizado na quarta-feira (19/10), na Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no Chile
Publicada em: 24/10/2022 14:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

Autoridades civis e militares da Argentina, Brasil e Chile participaram, nessa quarta-feira (19/10), de um Vip Day durante o Exercício Multinacional Salitre 2022, na Base Aérea Cerro Moreno, em Antofagasta, no Chile. A comitiva foi chefiada pela Ministra da Defesa Nacional do Chile, Maia Fernández Allende e pelo Comandante-Chefe da Força Aérea do Chile (FACh), General do Ar Arturo Merino Núñez. 

Pela Força Aérea Brasileira (FAB), representando o Comandante da Aeronáutica, esteve presente no evento o Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer. “Para a Força Aérea Brasileira e para o Comandante de Preparo, a participação no Exercício Salitre é de extrema importância porque podemos treinar o modus operandis de uma coalizão em um conflito convencional. Em paralelo, a interoperabilidade entre as Forças Aéreas é sempre muito salutar para aprendermos técnicas e táticas que outras Forças amigas também utilizam. E, além disso, o Exercício Salitre também se constitui em uma preparação da FAB para o Exercício CRUZEX 2024”, informou o Oficial-General.

Durante a atividade, as autoridades participaram, ainda, de um briefing conduzido pelo Diretor do Exercício Salitre IV, General de Aviação Leonardo Romanini Gutiérrez, que explicou que durante as duas semanas do treinamento, ocorreram mais de 300 missões aéreas, envolvendo 37 aeronaves e mais de 800 pessoas.  

Na ocasião, a Ministra da Defesa Nacional do Chile destacou. “A realização deste exercício multinacional, cujo objetivo é alcançar uma maior integração regional, trocar experiências e conhecimentos entre os países participantes, que são nossos vizinhos e amigos, com os quais fortalecemos desta forma confiança entre as forças aéreas que compõem este treinamento combinado”, disse.

Por sua vez, o Comandante-Chefe da FACh ressaltou a importância do exercício. “O Exercício Multinacional Salitre é uma atividade muito importante para a Força Aérea do Chile, pois é um treinamento de grande magnitude devido ao número de meios aéreos que participam. Por isso, gostaria de parabenizar e agradecer a cada uma das pessoas que o compõem, porque foi um enorme sucesso”, destacou.

Durante a visita, as autoridades fizeram um tour pelos hangares atribuídos às delegações da Argentina e do Brasil, e depois seguiram para a laje de operações, para observar as rápidas decolagens dos aviões F-16 do Chile, F-5M do Brasil e A4-AR da Força Aérea Argentina, entre outros meios de combate que participam desta quarta edição do Exercício Combinado Salitre.

Salitre IV
O Exercício Salitre 2022 busca a troca de experiências e conhecimentos entre seus participantes, além de fortalecer os laços de amizade e cooperação mútua entre os recursos humanos e materiais das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma delegação da Força Espacial dos Estados Unidos, além de observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.

Esta é a quarta vez que a FAB atua no Exercício, cuja última versão foi realizada há oito anos, em 2014. Nesta edição, a delegação brasileira é formada por 75 militares e conta com a participação de sete aeronaves da FAB, pertencentes ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) – Esquadrões Jambock e Pif-Paf; ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa; ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo.

Fotos: Suboficial Nery / CECOMSAER