APOIO

Projeto administrado em parceria com ITA oferece oportunidades a alunos carentes

Objetivo é oferecer educação de qualidade de forma gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Publicada em: 30/09/2022 16:00
Imprimir
Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

O Curso Alberto Santos Dumont (CASD) é um projeto administrado por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e demais instituições apoiadoras que, há 25 anos, tem como objetivo oferecer oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, provendo educação de qualidade de forma gratuita.

No ano de 2002, o então Prefeito de São José dos Campos e Iteano da turma de 1981, Engenheiro Emanuel Fernandes, forneceu o espaço e o subsídio para a construção das instalações que hoje são utilizadas como a sede do projeto. Atualmente, o CASD conta com cerca de 100 professores voluntários e mais de 700 alunos atendidos, somando um total de 4000 aprovações ao longo de sua história.

O curso é dividido em duas categorias, o CASDinho, focado em jovens que entrarão para o 8° ou 9° ano e que cursaram o Ensino Fundamental, inteiramente em escolas públicas; ou particulares, com bolsa de estudo; e o CASDvest, destinado à estudantes de pré-vestibular em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que já cursaram o Ensino Médio ou que estão cursando 2º ou 3º ano.

No CASDinho, também são oferecidos cursos de preparação para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e para olimpíadas científicas, a fim de engajar todos os alunos a imergirem no mundo do conhecimento. As aulas são 100% gratuitas. O material disponibilizado é uma doação do Poliedro, um dos melhores sistemas educacionais do Brasil, com altos índices de aprovação no ITA, que, adicionalmente, oferece bolsas de estudo para os estudantes que mais se destacam no CASD. O Poliedro foi fundado pelo também Iteano Nicolau Sarkis, da turma de 1992.

“Capacitar pessoas para alcançarem oportunidades em instituições de ensino de qualidade é uma iniciativa nobre, de grande impacto social. Educar é transformar as vidas desses jovens, para que possam ser protagonistas de sua própria história e contribuir para o futuro do nosso país, tornando-se agentes de mudança na sociedade”, pontuou o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que visitou o projeto.

Segundo o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o CASD tem a missão de promover a equidade do sistema educacional brasileiro, disseminando valores essenciais, como foco no aluno, solidariedade e excelência. “O ITA é amplamente reconhecido como expoente em suas áreas de atuação por ter continuamente prestado elevada contribuição para a evolução tecnológica e industrial do Brasil. Isso só é possível porque investimos nas pessoas e no poder da educação”, finalizou.

Um sonho Iteano - a história de Mateus de Paula Ribeiro

Joseense de nascimento, Mateus cresceu em um bairro humilde da zona sul de São José dos Campos. Embora pouco instruída, sua mãe sempre valorizou o poder transformador da educação. Em 2010, no 8º ano, participou da VI Jornada Espacial. Nesse evento teve o primeiro contato com o ITA e assim nasceu o sonho de ingressar em uma das mais reconhecidas instituições de ensino do país. Ainda nesse ano, tomou conhecimento do inédito e gratuito curso preparatório, o CASDinho.

Após ser aprovado no processo seletivo, foi aluno do CASDinho, em 2011. “A experiência foi muito diferente de tudo que eu já tinha vivenciado no colégio. Todos partilhavam de um objetivo comum e, indiretamente, percebíamos que a educação é uma ferramenta de transformar vidas. Esse ponto foi constantemente enfatizado por toda equipe de 2011, afinal, se propunham a transformar potencial em movimento. Na época, pude conhecer melhor o ITA durante uma preparação para a Olimpíada de Física. A partir dessas experiências, cursar o ITA tornou-se meu sonho. Todos os professores com quem partilhei essa minha intenção me incentivaram fortemente a perseguir esse objetivo”, relembra Mateus, emocionado.

Mesmo cursando o Ensino Médio em uma escola de qualidade, o sonho de estudar no ITA ainda parecia um pouco distante, entretanto, devido ao bom desempenho em Olimpíadas Científicas e aprovações em outros vestibulares, Mateus seguiu firme em seu propósito, continuou se dedicando inteiramente aos estudos e, em 2015, recebeu a tão sonhada notícia de que havia sido aprovado no ITA, um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.

“No ITA, me vi em uma realidade completamente diferente da minha origem. Contemplei a oportunidade de mudar não só a minha vida, mas a de toda a minha família. Durante os cinco anos da graduação me dediquei única e exclusivamente ao curso para assegurar uma vaga na carreira ativa do curso de Engenharia Aeronáutica. Ao final desse ciclo de muito aprendizado e madrugadas em claro, pude atingir esses objetivos. A formatura foi a coroação desses intensos anos de ITA. Ao receber o diploma, a emoção era contagiante, mas quando anunciaram meu nome novamente não pude conter as lágrimas. Aquele garoto de 2011 no CASDinho jamais poderia imaginar que realizaria seu tão ambicioso e distante sonho de se formar no ITA, ainda mais com um desempenho louvável”, finaliza o Tenente Engenheiro Mateus de Paula Ribeiro.

Fotos: Acervo CASD