INSTITUCIONAL

Passagem de Comando marca nova fase do VI COMAR, em Brasília (DF)

Reativado há pouco mais de um ano, Sexto Comando Aéreo Regional passa a ter novo Comandante
Publicada em: 15/09/2022 11:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea

O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), com sede em Brasília (DF), foi reativado em janeiro de 2021. E por um ano e sete meses, o Major-Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa comandou a Organização Militar. Nesta quarta-feira (14/09), o Oficial-General despediu-se das atividades, transmitindo o cargo ao Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, em cerimônia militar de Passagem de Comando, no Pátio de Formaturas da Base Aérea de Brasília (BABR).

Estiveram na cerimônia o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, que presidiu o evento, acompanhado do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, o qual presidiu o ato de transmissão do cargo. Prestigiaram, ainda, a solenidade Oficiais-Generais de ontem e de hoje da Força Aérea Brasileira, do Superior Tribunal Militar, além de Oficiais, Graduados e convidados.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, destacou as conquistas do VI COMAR na nova fase de atuação em razão da sua reativação, conforme demonstram os indicadores de preparo, e dirigiu-se aos Oficiais-Generais substituído e substituto. "Prezado amigo Major-Brigadeiro Mário, o compromisso com a missão, a dedicação e a flexibilidade para superar as dificuldades encontradas foram a receita de sucesso do senhor, como Comandante do VI COMAR. O legado que transmite ao seu substituto permitirá uma gestão segura e promissora pelos próximos anos. Caro Major-Brigadeiro Darolt, inicia-se hoje uma nova jornada em sua gloriosa carreira, seus atributos profissionais e sua capacidade de gestão e liderança foram fundamentais para comandar este Comando Aéreo Regional, com as experiências obtidas nas OMs que já comandou, garantindo uma administração segura e eficaz", ressaltou o Oficial-General.

VI COMAR com novo Comandante

O COMAR tem a atribuição de atuar na supervisão, coordenação e controle, na sua área de jurisdição, bem como na gestão administrativa das Organizações Militares subordinadas, por meio de indicadores de desempenho regionais e de tendência, de maneira a mensurar o alcance dos objetivos estratégicos e metas correspondentes.

O então Comandante, Major-Brigadeiro Mário, que deixa o cargo para assumir como Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, recordou o início de seu comando, no VI COMAR, em 28 de janeiro de 2021, com os desafios e as expectativas superadas. "Após tantas realizações ao longo desse período, o que ficou foi o sentimento do dever cumprido: aquilo que nos foi pedido foi realizado além do solicitado. Mas o que importa é saber que nunca teríamos feito sozinhos, que tudo pode ser concretizado pela força que nos tornamos ao estarmos unidos: SEFA, COMPREP, COMGEP, GABAER, todos juntos em uma só causa. É tempo de agradecer a todos que contribuíram para tornar tudo que foi feito neste período tão breve, mas para nossa Organização e para nossa Força, uma realidade", discursou. 

Já o novo Comandante, Major-Brigadeiro Darolt, ressaltou o início de uma nova gestão no VI COMAR. "Vai ser um grande desafio, mas também um grande prazer, comandar o Sexto Comando Aéreo Regional, que me abrigou por um bom tempo. O que move nossas carreiras são os desafios e, juntamente com a excelente equipe que temos aqui, vamos cumprir com excelência esse e elevar ainda mais o nome do VI COMAR", finalizou.

Foto: Suboficial Nery / CECOMSAER