TÁPIO 2022

Ministro da Defesa e comitiva visitam treinamentos no EXCON Tápio

Visita à Base Aérea de Campo Grande (BACG) aconteceu nesta segunda-feira (29/08)
Publicada em: 30/08/2022 12:24
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Oliveira Lima

A visita do Ministro da Defesa, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ao Exercício Conjunto Tápio 2022 aconteceu nesta segunda-feira (29/08), na Base Aérea de Campo Grande (BACG), no Mato Grosso do Sul (MS). A comitiva, também formada por Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e do Alto-Comando da Aeronáutica, além de Comandantes da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), conheceu a estrutura do Exercício, que é considerado um dos maiores treinamentos realizados pela FAB.

As autoridades foram recebidas pelo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto. A comitiva participou de um briefing referente às missões realizadas no exercício e, ainda, acompanhou uma Demonstração Operacional (DEMOP) de Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate (FTCSAR), missão que tem o objetivo de recuperar uma pessoa valiosa para o esforço de guerra amigo e impedir uma possível vantagem estratégica ao inimigo. Também estiveram na exposição estática, onde tinham aeronaves de combate, exemplares da Lizard, a bomba guiada a laser que proporciona precisão nos lançamentos, e ainda, conheceram as Células de Cenário e de Avaliação do Desempenho Operacional (CADO), montadas nas barracas do Grupo de Comando e Controle (GCC).

Na ocasião, o Ministro da Defesa destacou a importância da Tápio, sobretudo pela oportunidade de promover a interação entre as Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos da América. “É a própria essência do nosso Ministério da Defesa, que busca essa interoperabilidade entre as Forças Armadas do Brasil e, quando possível, com uma nação amiga, que é o que estamos vendo aqui em Campo Grande. Esse Exercício Tápio está em sua quinta edição, com quase mil militares presentes, mais de 30 aeronaves e que, em uma simulação de combate, consegue o adestramento das tropas. Então, é muito importante para o Ministério da Defesa e para as nossas Forças Armadas, ainda mais quando temos uma potência militar como os Estados Unidos da América, que vem integrar com nossas Forças, com ganho doutrinário, de adestramento e de troca de experiências”, destacou o General de Exército Paulo Sérgio. 

Para o Comandante da FAB, mais uma edição da Tápio acontece para proporcionar o desenvolvimento de novas táticas, técnicas e procedimentos. “É também mais uma oportunidade que temos para atuar em um ambiente conjunto, ou seja, das três Forças, mas também combinado com a participação da Guarda Nacional dos Estados Unidos e do Estado de Nova Iorque. Logicamente que, além de um privilégio, trazer aqui autoridades civis e militares para testemunharem esse processo é muito importante para nós e para eles como cidadãos brasileiros”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

O Comando de Preparo (COMPREP) é quem coordena a Tápio. O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, explicou a relevância da manutenção do treinamento. “Cada vez mais estamos consolidando o Exercício Tápio como fundamental para o desenvolvimento de doutrinas da nossa Força Aérea, nosso Exército Brasileiro, para a Marinha do Brasil e, agora, no contexto de guerra irregular, também com a participação da USAF, que complementa nosso Exercício. Hoje, atingimos um nível de excelência nesse tipo de operação que pode ser usado praticamente em qualquer conflito”, acrescentou.  

Sobre a Tápio

O EXCON Tápio tem como finalidade o amadurecimento e desenvolvimento doutrinário de táticas conjuntas, além do adestramento técnico de Unidades Militares do Comando de Preparo (COMPREP) da FAB, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de países parceiros, que neste ano conta com a participação de militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Tudo isso visando a contribuição para a ordem e a paz mundiais e compromissos internacionais, a garantia da soberania, integridade territorial e defesa patrimonial e a ajuda humanitária e mitigação de efeitos de desastres. Dentre as atividades realizadas na Tápio estão Ataque, Reconhecimento Aeroespacial, Infiltração Aérea, Busca e Salvamento em Combate, Reabastecimento em Voo, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas e Evacuação Aeromédica.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Vídeo: Sargento Ronan / CECOMSAER

Fotos: Sargento Müller e Sargento Viegas / CECOMSAER e Soldado Sebalho /BACG

imagens/original/44312/Tapio_b.jpg
imagens/original/44312/Tapio_d.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_1.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_10.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_11.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_3.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_7.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_8.jpg
imagens/original/44312/Tapio_vipday_9.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio1.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio11.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio12.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio14.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio15.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio5.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio6.jpg
imagens/original/44312/VipDay_Tapio_13.jpg