PAI DA AVIAÇÃO

Ministro da Defesa é condecorado com a medalha Mérito Santos-Dumont

A medalha Mérito Santos-Dumont foi criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira
Publicada em: 25/07/2022 17:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Vasconcelos
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 22/07, na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, que é comemorado no dia 20 de julho. No mesmo dia, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi condecorado com a Medalha Mérito Santos-Dumont.

A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sergio José Pereira; de Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira destacou a importância de receber uma medalha tão importante para a Aviação brasileira. “É uma honra ser condecorado com tão nobre honraria. Aprendemos nos bancos escolares desde cedo, ainda menino, quem foi Santos-Dumont e a importância dele para a Força Aérea Brasileira, o Brasil e o mundo. Como Ministro da Defesa, me sinto muito agradecido, muito honrado de receber no peito esquerdo, do lado do coração, essa medalha”, pontuou.

Por sua vez, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, parabenizou o Ministro. “A cerimônia traz o reconhecimento de todos atributos de Santos-Dumont, como o seu empreendedorismo, a sua amizade e a sua perseverança. Para nós é um motivo de grande júbilo. Seja bem-vindo, Ministro, à nossa ordem da medalha Mérito Santos-Dumont. Tenha certeza que ela faz jus aos seus atributos”, salientou.

Medalha Santos-Dumont

Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, desde que tenham prestado destacados serviços à aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou valores, em relação à Aeronáutica, sejam julgados merecedores. Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER