SEMINÁRIO

DECEA promove I Seminário de Performance ATM do Brasil

Está aberta a chamada para submissão de estudos e projetos na área de indicadores de performance ATM
Publicada em: 15/07/2022 10:49
Imprimir
Fonte: DECEA, por Gisele Bastos
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) vai realizar, de 29 de novembro a 1° de dezembro de 2022, o I Seminário de Performance sobre Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O obejtivo é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada sobre a gestão de performance ATM, com foco nas análises de indicadores de desempenho. A intenção é agregar novos conhecimentos para manter uma infraestrutura de navegação aérea ágil, segura, sustentável, de alto desempenho e interoperável.

Organizado pela Comissão de Performance ATM, o evento conta com a parceria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). “Este encontro é um grande passo na implantação de uma cultura de gestão por performance no sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Nacional, buscando meios e estratégias para tomada de decisões com foco em resultado”, disse o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

Além da segurança operacional, fundamental e indispensável para o DECEA, a tomada de decisão colaborativa tem sido um dos princípios utilizados como forma de reunir os stakeholders da aviação para a elaboração de estratégias que mantenham o Brasil em destaque no cenário da aviação mundial.

As inscrições são gratuitas e podem participar profissionais e pesquisadores de aeroportos, provedores de serviço de navegação aérea (PSNA) e companhias aéreas, que mantenham uma base de dados e indicadores de performance relacionados ao gerenciamento de tráfego aéreo. A data final para submeter algum trabalho para apresentação no evento é dia 15 de agosto. Participe!

Foto: Aline Prete e Fábio Maciel