ATLETAS FAB

FAB integra 70 novos militares ao Programa Atletas de Alto Rendimento

Cerimônia de encerramento do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) foi realizada no dia 27/06
Publicada em: 28/06/2022 19:19
Imprimir
Fonte: Comissão de Desportos da Aeronáutica
Edição: Agência Força Aérea

Os principais nomes da ginástica nacional agora integram o time da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia de encerramento do Estágio de Adaptação de Praças (EAP) da Turma de Atletas de Alto Rendimento foi realizada na segunda-feira (27/06) pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e marcou a formatura de 70 sargentos de 2° classe, que representarão a Força Aérea nos campeonatos nacionais e internacionais.

O evento, realizado de forma remota, contou com a participação do Vice-Presidente da CDA, Coronel Aviador Alessandro da Costa Borges; do Chefe da Divisão de Desportos Militares, Coronel Aviador Ricardo Miguel da Conceição; e do Chefe da Divisão de Educação Física Militar, Major de Infantaria Marcus Vinícius Fontes.

Equipe reforçada

Após serem aprovados em todas as etapas do processo seletivo deste ano, juntaram-se à equipe da FAB: Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorraine Oliveira, Vinícius Panini, Guilherme Kurtz, Felipe Vinícius dos Santos, dentre outros nomes de ponta do esporte brasileiro. 

O Coronel Ricardo Miguel falou sobre a importância da incorporação destes atletas para a FAB. “Todos eles foram selecionados com critérios rigorosos, que tinham como objetivo filtrar os melhores em cada uma das modalidades que a CDA gerencia. Essa incorporação é muito importante, pois eles representarão nossa Instituição nas próximas competições, com boas chances de conquistas de medalhas para o nosso país”, afirmou.


Ingresso como atleta da FAB

Para o atleta interessado em ingressar no programa é necessário que participe, voluntariamente, do processo de seleção, por meio dos editais disponibilizados no site da FAB. 

Um dos requisitos é que o atleta tenha bons resultados e tenha participado de competições nacionais e internacionais em sua modalidade. Também é necessário participar de todas as etapas do cronograma do edital, tais como inscrição, concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação. Após o parecer final apto em todas as etapas, o atleta iniciará o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) com a duração de duas semanas, onde aprenderá sobre Regulamentos Militares, Ordem Unida, Mídia Training, Ética Profissional Militar, Estatutos Militares, História da Aeronáutica, Legislações Militares, entre outros assuntos.

Após o término do Estágio, concluído com a cerimônia de encerramento, o atleta torna-se Terceiro Sargento do Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCon), pertencente à Comissão de Desportos da Aeronáutica. Sendo assim, deverão cumprir com responsabilidade todas as missões da Instituição. 

A participação em competições civis e militares é de extrema importância para o militar, pois a partir de seu rendimento técnico e profissional será realizado o seu reengajamento.

Fotos: Tenente Daniele Jacovetti / Aspirante Allan / Arquivo