VISITA INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica recebe CEO da Safran Brasil

Encontro aconteceu nesta segunda-feira (27) em Brasília (DF)
Publicada em: 28/06/2022 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea

Uma parceria que já dura duas décadas foi reforçada nesta segunda-feira (27), com a visita do CEO da empresa Safran Helicopter Engines Brasil, François Haas, ao Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O encontro aconteceu na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), e contou também com a presença do Diretor Comercial da Safran, Rodolfo Perez, e do Coordenador de Suporte ao Cliente, Juliano Cabral.

O início da parceria ocorreu há cerca de 20 anos, quando os primeiros H-34 Super Puma chegaram ao País. Como um reflexo dos contratos de compensação "offset", a empresa Turbomeca, que pertence ao grupo Safran e é dedicada à manutenção de motores, instalou-se no Rio de Janeiro para fazer as inspeções das turbinas dos novos helicópteros.

Atualmente, uma das principais parcerias entre a FAB e a Safran é o Projeto H-XBR, que buscou, há mais de dez anos, atender às demandas das Forças Armadas, numa contratação conjunta pioneira de, inicialmente, 50 aeronaves. Tal acordo objetivou realizar a transferência de tecnologia de helicópteros militares e contribuiu para o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa, especificamente aquela voltada para a área aeronáutica de asas rotativas.

“Hoje, o Senhor François Haas veio nos apresentar o plano de investimentos da empresa para os próximos 20 anos, que poderá incluir serviços relativos ao projeto THX, que serão os novos helicópteros de treinamento a serem adquiridos.  Essa colaboração é um dos melhores exemplos de como, com a mão de obra brasileira, estamos fazendo revisões, manutenções e reparos de motores do mundo inteiro. É muito bom ver os projetos de empresas que buscam alavancar a indústria nacional de defesa dando certo”, pontuou o Comandante da Força Aérea.

Por sua vez, o CEO da Safran contou que a visita, além de apresentar os novos planos, buscou fazer uma atualização sobre o Contrato para Prestação de Serviços de Suporte Logístico (CLS) das turbinas dos helicópteros que integram o Projeto H-XBR. "Nossa empresa atua no Brasil há mais de 40 anos e se prepara para, nos próximos dois anos, fazer uma aplicação financeira visando ampliar a fábrica, melhorar a eficiência e ser neutra em termos de emissão de carbono. Além disso, fizemos uma atualização ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior sobre nosso projeto H-XBR e discutimos possibilidade futuras. Estaremos a postos para apoiar as Forças Armadas do Brasil no que pudermos", finalizou.

Foto: Sargento Figueira / CECOMSAER