INSTITUCIONAL

Projeto “Força Aérea, Força que Abriga” reúne crianças na Base Aérea de Fortaleza

A ideia é estabelecer uma interação entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a sociedade, para um trabalho com crianças e adolescentes em unidades de acolhimento Institucionais do Governo do Estado do Ceará
Publicada em: 30/04/2022 14:00
Imprimir
Fonte: BAFZ, Aspirante Maisa
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou, no mês de abril, por meio da Seção de Assistência Social, o Projeto “Força Aérea, Força que Abriga”. Trata-se de uma parceria da BAFZ com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), que tem como objetivo estabelecer uma interação entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a sociedade, para um trabalho com crianças e adolescentes em unidades de acolhimento Institucionais do Governo do Estado do Ceará.

Na ocasião, foram recebidas 23 crianças dos Abrigos Acolhimento I e II e realizado um passeio pelas instalações da BAFZ para conhecimento da história e do espaço físico da Instituição Militar. Em seguida, foram realizadas oficina de camuflagem, apresentação do canil, cabo de guerra, rastejo, corrida de saco e ordem unida. Ao término, foi oferecido um lanche para todas as crianças e entregues kits do Projeto, adquiridos por meio de doações do efetivo.

A Educadora do Acolhimento II, Bruna Ferreira, falou sobre a importância do Projeto para as crianças. “Essas crianças desde pequenas foram expostas de alguma forma a traumas e o que vocês fizeram por elas é no mínimo louvável; vocês as fizeram sorrir. Seus sorrisos e suas expressões de gratidão dizem tudo sobre o que elas estavam sentindo naquele momento. Vocês criaram nelas lembranças que levarão para a vida inteira”, disse.

Para a Tenente do Serviço Social Laura Carolina Pinheiro Rodrigues Bezerra, idealizadora do Projeto “Força Aérea, Força que Abriga”, este traz benefícios não só para as crianças, como para o efetivo envolvido. “Percebemos o encantamento do efetivo voluntário com o Projeto. Julgamos que o mesmo traz mais satisfação aos apoiadores do que às próprias crianças. O projeto tem despertado empatia, solidariedade, afeto e comunhão entre os envolvidos, além de dar ao efetivo uma visão do Serviço Social empenhado em desenvolver a integração e a aproximação da sociedade com o meio militar, promovendo a integralidade, além do desenvolvimento da cidadania e solidariedade”, disse.

Fotos: Soldado Oliveira / BAFZ