DIA DO ESPECIALISTA

Militares que dedicam disciplina, amor e coragem à Força Aérea Brasileira

O dia 25 de março é dedicado aos Especialistas de Aeronáutica
Publicada em: 25/03/2022 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane

Conhecida como o “Berço dos Especialistas”, a Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), é o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul e tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica, oferecendo 28 especialidades e diferentes áreas profissionais para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB). A EEAR, desde sua criação, em 25 de março de 1950, já formou mais de 58 mil profissionais especialistas.

O dia 25 de março é dedicado aos Especialistas de Aeronáutica. É uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais responsáveis por diversas atividades de caráter geral e especializado, sem as quais seria impossível atingir a atividade-fim da Força Aérea Brasileira: voar e fazer voar. O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, destacou que a Organização Militar desempenha papel estratégico para a Força Aérea. “Na EEAR, visamos à formação de um profissional responsável por produzir soluções criativas e assessoramentos assertivos, face aos novos desafios que a modernidade e os avanços tecnológicos exigem”, pontuou.

Berço dos Especialistas

O recebimento de uma tripulação da empresa americana Galaxy Aerospace, no Texas (EUA), que estava realizando uma série de voos entre as cidades de São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), e o apoio dado pela Força Aérea Brasileira (FAB) à visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013, são alguns dos eventos que marcaram a carreira do Suboficial Franklin Raymundo, do efetivo da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Com mais de 20 anos de serviço prestado à FAB, o Suboficial, que se formou em 1999 e, hoje, é o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, já atuou como instrutor de milhares de especialistas da Aeronáutica. E foi como instrutor da Unidade de Ensino que o Suboficial Franklin garantiu boa parte de sua experiência militar e profissional. Para ele, o diferencial do especialista é a resiliência e a multidisciplinaridade. “Eu vejo músicos saltando de paraquedas; enfermeiros descendo de rapel em resgate de Busca e Salvamento (SAR); especialistas em metalurgia, ensinando a fazer uma peça pela manhã e coordenando a montagem de um acampamento à tarde; mecânicos de voo ensinando doutrina militar; e sargentos atuando no desenvolvimento de complexos sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo. Essa multidisciplinaridade nos diferencia dos demais, não nos importamos qual é a missão, simplesmente recebemos e cumprimos de maneira exemplar”, salientou.

Manutenção operacional

Distante cerca de 253 quilômetros da Escola de Especialistas em Guaratinguetá (SP) está o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), localizado no Rio de Janeiro, onde atua o Sargento Mecânico de Aeronaves Ramiro José da Silva Neto. O militar, que se formou na EEAR em 2003, começou as atividades no PAMA-GL na Linha de Revisão da aeronave KC-137. Ele conta que, ao retomar a faculdade de Física, teve a oportunidade profissional mais importante de sua vida até hoje: a indicação para o Setor de Ensaios Não Destrutivos. “Nesse setor, eu encontrei pessoas super especializadas, que me ensinaram tudo que eu precisava para subir de nível em minhas atribuições profissionais. Era uma atividade que, embora pouco conhecida pela grande maioria, estava intimamente ligada com a manutenção aeronáutica. Nessa área, eu me aprimorei e, com pouco mais de cinco anos, atingi o mais alto grau de especialização nas técnicas envolvidas, o que me projetou para ser instrutor e inspetor de manutenção”, explicou.

Novos desafios

A menos de sete quilômetros do PAMA-GL está a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, Organização Militar da FAB onde atua a Sargento Enfermeira Izabelly Monassa Silva de Paula. A militar se formou em 2020 e já teve que lidar com um momento desafiador para toda a humanidade: a pandemia da COVID-19. “Estamos ainda vivendo um momento caótico. Uma pandemia que, quando alarmou, ainda estava cursando a EEAR. Hoje, estar na linha de frente a COVID-19, de forma suscetível, não é fácil, mas gratificante, pelo fato de estar ajudando aqueles que necessitam de nós, a Saúde da Aeronáutica”, pontuou a Graduada.

Quem também doou cerca de nove anos à carreira de Especialista foi a hoje Tenente Serviços Jurídicos Marcia Barbosa Bastos. “Eu sinto muito orgulho por ter honrado o lema ‘disciplina, amor e coragem’ e trabalhado como graduada especialista em Meteorologia. Os Sargentos e os Suboficiais especialistas são primordiais no desenvolvimento das engrenagens da FAB e no cumprimento da missão de Defender, Controlar e Integrar o território nacional”, concluiu. A Tenente Márcia se formou em 2012 na EEAR e, em 2021, como Oficial, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

Fotos: Suboficial Jefferson, Sargento Antunes e Soldado Charleaux  (Força Aérea Brasileira) / Arquivo pessoal