PROFESP

PROFESP inicia ano letivo em Barbacena e no Rio de Janeiro

O Programa Forças no Esporte atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, abrangendo não só práticas esportivas como aulas de cidadania
Publicada em: 17/03/2022 12:55
Imprimir
Fonte: EPCAR e PAMERJ
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane - Revisão: Major Oliveira Lima

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e a Prefeitura Municipal de Barbacena assinaram, no dia 14/03, um acordo de cooperação técnica para as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2022. O documento foi assinado pelo Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, e pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Estiveram presentes, ainda, as diretoras das duas escolas municipais contempladas, os secretários municipais de Educação e Assistência Social, além de integrantes da coordenação do Programa, que é desenvolvido sob a responsabilidade da EPCAR.

Na ocasião, o Comandante da EPCAR destacou a importância de um programa dessa magnitude, pois reflete positivamente como um fator diferenciador na vida dos assistidos. Segundo o militar, desde que foi criado, o Programa tem sido coroado de sucesso, porque ações são promovidas na prática, pelas organizações militares e pelas instituições parceiras. “O que faz a diferença na vida dessas crianças são as ações desenvolvidas pela Força Aérea e pela nossa Escola. Essa parceria gera frutos de cidadania, frutos para todos os envolvidos, para quem nós precisamos olhar e devemos acolher”, comentou o Brigadeiro Daniel.

Já o Prefeito de Barbacena apontou que que a iniciativa fará grande diferença na vida das crianças beneficiadas. “Conseguiremos tocar e alcançar o coração dessas crianças com algo que, para os integrantes da EPCAR, pode ser cotidiano ou natural, como civismo, amor à Pátria, devoção à Bandeira Nacional, amor aquilo que é nosso. Por meio deste Programa, poderemos resgatar um pouco disso na vida dessas crianças. Tenho certeza de que o PROFESP vai, sim, transformar a vida desses garotos. Contem sempre conosco, não apenas para esta parceira, mas para todas as outras que virão no futuro e que a Força Aérea precisar”, enfatizou.

Ambas as instituições, por meio da assinatura do acordo de cooperação, se comprometem a oferecer aos beneficiários do Programa todas as condições para a realização das atividades no contraturno escolar, como alimentação, transporte, estruturas e materiais para a prática de atividades físicas, profissionais nas áreas de educação física, pedagogia, assistência social e àqueles que forem necessários para as atividades complementares propostas. O Programa possui uma equipe de coordenação, composta por integrantes do efetivo da EPCAR, que atuam exclusivamente na execução das ações práticas e administrativas do PROFESP.

Após a assinatura do acordo de cooperação, antes de visitarem as instalações que receberão as ações do Programa, os envolvidos se dirigiram para o auditório da EPCAR, onde ocorreu a aula inaugural do ano letivo de atividades do Programa Forças no Esporte. Nesta oportunidade, o coordenador do PROFESP na Escola, Coronel Sérgio Nogueira Blaso, explanou aos presentes acerca dos dados, estatísticas e a estrutura organizacional e pedagógica do Programa na Escola, que, em 2022, atenderá inicialmente 150 crianças das Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade, sediada no bairro 9 de março e Alberto Corrêa, que fica no bairro São Francisco, ambas em Barbacena.

PROFESP Cajuzinho

Também no dia 14/03 foi realizada, nas dependências do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMERJ), a aula inaugural da 10ª Turma do PROFESP Cajuzinho. O Programa atende crianças de 9 a 11 anos moradoras do bairro do Caju, Rio de Janeiro. Para o início do ano letivo de 2022, foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis no auditório do Parque, onde o Diretor do PAMERJ, Coronel Engenheiro Antonio Sandro Paz, deu boas vindas aos presentes e falou dos objetivos do Projeto.

Temos recebido notícias gratificantes de ex-alunos que têm obtido sucesso ao conseguirem vagas em colégios de renome no Rio de Janeiro e outros até mesmo, em acesso às Universidades. Isso é recompensador para a equipe que realiza o trabalho com as crianças e nos faz acreditar que estamos no caminho certo, pois temos provocado a vontade de evoluir nesses alunos”, esclareceu o Diretor.

Cerca de 300 crianças já foram atendidas pelo Cajuzinho, que vem mostrando, na prática, que não só o esporte, mas também aulas de cidadania, são aliados importantes na educação das crianças e podem ser usados como instrumentos de transformação. As atividades esportivas favorecem a socialização e a melhora do rendimento escolar, e a participação ativa em eventos militares promove uma mudança na postura desses alunos.

O Programa

O Programa Forças no Esporte é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, e em parceria com diversos Ministérios. É destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Sargento Domingos (EPCAR) / Cabo Cleanderson da Silva Miranda (PAMARJ)